A extravagância das passarelas

segunda-feira, 28 de junho de 2010

por Lucas Lima

Sempre muito esperados, admirados, comentados e com grande repercussão - assim são os desfiles e as semanas de moda de todo o mundo. Uns superextravagantes, outros mais simples e discretos, uns de outono-inverno, outros de primavera-verão, o fato é que são sempre grandes referências para as estações que seguirão. Muitos já têm particularidades próprias da grife ou do estilista conhecidas do grande público admirador do mundo da moda.

“Gosto de assistir desfile de moda, mas me divirto muitas vezes com as roupas que as modelos usam, são muitas super exageradas e nunca devem ser usadas nas ruas”, afirma a estudante Renata Gomes, 27 anos. Esse é um ponto comum e gritante em todos os desfiles, independentemente da particularidade de cada um. Essa opinião é comum para a maioria das pessoas que acompanha esses eventos.


Existem aqueles que explicam essas extravagâncias. “As roupas para desfiles somente têm como objetivo mostrar as tendências da moda, as cores, as estampas, os tipos de tecidos, acessórios, enfim, dizer o que se deve usar e mesmo assim nunca se sabe se estas tendências serão seguidas”, acredita a vendedora Daniela Lima, de 27 anos. Para ela, a tendência da moda realmente é ditada pelas novelas de televisão. “O que aparece hoje na televisão estará nas ruas sendo usada pela maioria da garotada amanhã. Por isso é muito mais comum ver os vestidos das famosas sendo usados do que a moda passarela, pois esta não é para qualquer pessoa”, afirma a vendedora.

Prova desses desfiles como vitrine apenas de tendências é a própria moda da calça saruel. As mesmas foram exibidas no São Paulo Fashion Week de Verão de 2009, as modelos desfilaram com calças que pareciam saias, verdadeiros ‘sacos’, como são pejoramente conhecidas, com comprimentos até os tornozelos. Esse é um exemplo de tendência exagerada, pois a saruel comercializável possui gancho bem mais curto e pode sim ser usada na rua. “Você sabe por que as modelos usam aquelas roupas tão diferentes?”, pergunta o estudante Renato Medeiros, de 17 anos. Para ele, os exageros das peças mostradas na passarela não são usadas nas ruas, e muito menos destinadas a isso. E dá como exemplo as modelos que desfilam com uma blusa transparente e sem sutiã. ”Isso não quer dizer que é aquilo que se vai usar dali em diante. Quer dizer que roupas transparentes estão em alta, mas se ainda sim você quiser usar a roupa daquele desfile, fique à vontade”.

Existem ainda os que pensem que essas extravagâncias são sinônimos da verdadeira festa em que se tornaram os desfiles. Essa pelo menos é a opinião da publicitária Claudia Carvalho de Souza, de 30 anos. “Hoje esses desfiles se tornaram mais um show para convidar celebridades. Se você pesquisar, verá que os antigos desfiles eram alta-costura mesmo, moda para usar com caimento perfeito. Agora a gente assiste e parece um grande circo da breguice, são poucos os de boa visão e alta-costura”, afirma a publicitária.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI