Festa do padroeiro

sexta-feira, 11 de junho de 2010

por Luiz Gabriel

No dia 10, quinta-feira, começou no centro de Nova Iguaçu, na Av. Mal Floriano Peixoto, uma das festas mais esperadas dos iguaçuanos: é a festa Santo Antônio, o padroeiro da cidade. A festa do santo casamenteiro, o mais popular do Brasil, dá início à temporada de festas juninas, com suas comidas típicas, quermesses e simpatias. Além de Santo Antônio, comemoram-se no mês de junho São João (24/06) e São Pedro (29/06).

São comuns as simpatias para as moçoilas solteiras, que querem ter marido. No dia 13 de junho, as igrejas católicas distribuem o "pãozinho de Santo Antonio”. Dizem os antigos que o pão bento deve ser colocado perto dos mantimentos de casa, para que sempre haja prosperidade e fartura. As mulheres que pretendem casar devem comer esse pão, diz a lenda.


As Festas Juninas têm sua origem em países católicos da Europa e chegaram ao Brasil no período colonial. Ao longo do tempo, influências culturais dos espanhois, franceses, portugueses e chineses foram dando o formato atual dessas festas. Da China, veio a tradição de soltar fogos. Já dos franceses herdamos a sua dança marcada. E dos espanhois e portugueses a dança das fitas, muito popular entre esses países. E até aspectos indígenas e afro-brasileiros. "Tradição de festa junina é Barbara achar que nunca poderemos perder essa cultura", diz Dona Jaciara, moradora da Posse.

Na Festa em Nova Iguaçu haverá 192 barraquinhas ao longo da avenida, com uma grande variedade gastronômica. Fique atento para a programação cultural, que terá muitos shows de MPB no Espaço Comunitário N. S. da Piedade (ao lado da Catedral). A Programação religiosa terá Tríduo de Santo Antônio, na Catedral. No dia 13, haverá missas de hora em hora. O bispo diocesano Dom Luciano celebrará a missa das 10h. A procissão terá início às 11h30.

Vale a pena conferir, em clima de muita folia e descontração

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI