Fogo na piscina

segunda-feira, 28 de junho de 2010

por Yasmin Thayná de Miranda Neves

Está mais que comprovado que essa cidade deixou de ser, ou nunca foi, vazia. Nova Iguaçu é o berço de vários tipos de talentos, inclusive o esporte.

Andrew Gomes Silva é um nadador da Baixada Fluminense cheio de talento. Um menino de apenas quatorze anos, já disputou e conquistou grandes campeonatos pelo estado, pelo país e até pelas Américas.

Pratica natação desde 2002, quando tinha seis anos de idade. Começou dando suas primeiras braçadas na piscina do Esporte Clube Iguaçu, cuja primeira professora de natação era a Rock: “Eu não me lembro muito bem da Rock, pois tinha seis anos. Mas minha mãe sempre diz que eu adorava ter aula de natação com a Rock”, diz ele.

Em seguida, começou a treinar com mais seriedade, pois, como qualquer ser humano, precisava passar para um nível mais elevado. Esse progressos colocou outro professor no lugar da querida Rock: o Renato. Andrew Silva começou a treinar com esse técnico, entrou para a equipe de natação e tornou-se mais um atleta da FARJ (Federação Aquática do Estado do Rio de Janeiro) aos oito anos.

Grande paixão
Uma nova substituição, a transferência para o IBC, onde começou a treinar com Alan Fernandes, foi acompanhada da descoberta de sua grande paixão: o nado borboleta. “Eu adorei a época do IBC. Sem dúvidas, foi o melhor de todos os clubes que nadei. Eu sinto muita falta de lá, do Alan... Lá que eu descobri que meu nado era o borboleta. Pena que ele foi para Goiás! Aí tive que ir treinar no Vasco, com o Davi Baglione”

Esses treinadores e clubes deixaram marcas profundas no coração do nadador, mas ele não pensou duas vezes quando teve oportunidade para se transferir para o Botofogo. “Eu sou botafoguense, minha paixão é o Botafogo. Fui treinar lá para me aprimorar e acabou que ficou tudo certo: botafoguense e atleta do meu time do coração. Agora sim dava prazer em subir aos pódios com a bandeira e com o uniforme.”

Andrew Silva sabe que um campeão precisa se esforçar nos treinos e dar o melhor de si nas competições. Aprendeu isso nos vários campeonatos importantes de que já participou, alguns deles internacionais, como em Lima no Peru e Santiago no Chile. No entanto, nenhum deles foi mais marcante do que o título de campeão estadual de 2008 pelo Botafogo.

Andrew Gomes também já participou de três maratonas aquáticas, todas elas em Niterói. “Na primeira vez que olhei as boias no mar, pensei que era quase impossível, era absurda a distância. Mas caí na água, ganhei duas vezes em primeiro lugar e fui campeão no geral, em dois mil e nove.” Essas maratonas foram de mil metros e 2 mil.

Dois mil e dez chegou para ser um ano de conquistas na vida desse atleta iguaçuano. Ano de Copa do Mundo no futebol e Brasileiro na natação. O Campeonato Brasileiro de Natação é o mais importante de todos. Os atletas precisam ter índice para conseguir nadar. “Meu tempo era bem alto. Para ir para o brasileiro, tinha que ter no máximo 1,11. Eu tinha 1,13. Treinei muito o borboleta e fui tentar o índice, baixei para 1,09. Fiquei muito feliz porque em julho eu vou disputar o Brasileiro pela primeira vez lá em Foz do Iguaçu. Espero que dê tudo certo!...”

1 Comentários:

Andrew Gomes* disse...

Muito bom.
Só pra atualizar :
Campeonato Brasileiro de Natação foi cancelado devido a motivos reservados...
Clima de -5ºC e o clube nao era coberto e nem aquecido. 25 pessoas passaram mal por motivo de hipotermia .

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI