Grande potencial

quarta-feira, 23 de junho de 2010

por Wanderson Duke Ramalho

Nesta última terça-feira, 22 de junho, Nova Iguaçu recebeu a visita de Delmar Cavalcante, coordenador do Sistema e Plano Estadual de Cultura. A reunião ocorreu no teatro do Espaço Cultural Sylvio Monteiro, onde agentes culturais acompanhados de Écio Salles – atual Secretário de Cultura de Nova Iguaçu – discutiram a criação do plano de cultura desenvolvido pelo estado em parceria com o Ministério da Cultura, que vai beneficiar os 92 municípios do Rio de Janeiro.


Reuniões como estas estão sendo realizadas desde a criação do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cultural dos municípios do Estado do Rio de Janeiro (PADEC), que vai repassar recursos diretamente aos municípios para realização de projetos. Os recursos, cerca de R$ 15 milhões, serão repassados a todas as cidades do Estado, com exceção da capital. Os valores serão definidos em grupos, de acordo com a população.

As políticas públicas que serão adotadas vêm sendo discutidas deste o final do ano passado. Para facilitar a administração das visitas técnicas, dividiram-se em oito grupos as regiões a serem visitadas: Baixada Fluminense, Costa Verde, Baixada Litorânea, Centro-Sul, Região Serrana, Médio Paraíba e as regiões Norte e Noroeste Fluminense. “Estas visitas estão sendo feitas com caráter primário. Temos nos deslocados por todas as regiões e ouvido os agentes culturais para que possamos entender melhor em qual situação se encontra a cultura naquela cidade para assim fazermos um mapeamento”, explicou Delmar. Pra quem é de Nova Iguaçu, sabe que esse “mapeamento” parece muito com um trabalho realizado pelos jovens pesquisadores da cidade, que realizaram um trabalho parecido mas, obviamente, em escala menor.

Para conhecer quais áreas da cultura possuem maior dinamização, foi proposto que cada gestor cultural contasse sua experiência na cidade enquanto Delmar anotava tudo em seu laptop. Destas falas, pode-se perceber o grande potencial literário e juvenil da região.

Recurso para política pública
Durante a reunião, Delmar explicou aos participantes como se realizará o plano, explicou cada ponto com uma apresentação de slides, para que todos compreendessem a metodologia e a estimativa para que todo o processo seja concluído e enviado à Assembleia Legislativa, para aprovação. Também será proposta uma mudança nas leis de incentivo à cultura, que na opinião do próprio são pouco abrangentes, e a revisão da lei do ICMS para beneficiar os municípios. “Nenhuma política pública é feita sem recurso”, explicou. “É preciso repensar todo o sistema”.

Ainda sobre estas dificuldades, o coordenador do “plano” exemplificou com uma situação verídica.“Existe um município, que não vou dizer qual, que possui um secretário de educação e de cultura. Os dois segmentos funcionam como um só. Mas só há isso mesmo, o cargo de secretário de cultura, porque ele não conta nem com uma sala pra exercer sua função. A secretaria não tem nem mesmo um carro para a locomoção dele nem de ninguém”.

A capacitação dos gestores dos setores público e privada também foi discutida seguida de um elogio à situação de liderança da cidade de Nova Iguaçu, se comparada com as outras regiões do estado. “A iniciativa do Fundo Municipal de Cultura será somada ao PADEC, não há dúvida. Vejo um grande potencial nesta cidade”.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI