O racismo dos vereadores

sexta-feira, 11 de junho de 2010

por Felipe Branco e Vinicius Tomas

Tomaram posse na última quinta-feira o novo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro(Comdedine) e seu novo presidente, Geraldo Costa. Acompanhada por ”poucos e bons”, a cerimônia contou com a participação do vereador Ferreirinha, que em seu discurso usou Ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa como exemplo do avanço da representação do negro na sociedade brasileira. Completam o conselho o vice-presidente Gilmar dos Santos, a primeira secretária Arlene Camargo e o segundo secretário Gilberto Carlos dos Santos.

No discurso de posse, o presidente Geraldo Bastos frisou a importância da lei 10.639, que determina o ensino da história e cultura da África nas escolas brasileiras. E falou também sobre o caso do merendeiro Moisés da Silva Oliveira, que enfrentou dramáticos problemas com a polícia por estar “se comportando de forma suspeita” durante recente sessão na Camâra dos Vereadores de Nova Iguaçu. O merendeiro subiu ao palco usando a mesma jaqueta que usava no dia do ocorrido.

Geraldo Costa afirmou que, para o Comdedine, é uma questão de honra esclarecer o caso de Moisés da Silva Oliveira. E depois de apresentar uma “Carta dos Movimentos Social”, o presidente do conselho afirmou que solicitará uma audiência pública para discutir as formas de proteção aos direitos humanos e a implantação das leis de combate ao racismo na cidade. O presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/RJ Geraldo Dias levantou da plateia para oferecer apoio da comissão no caso de Moises, que ja está sendo assessorado por um advogado. ”Queremos justiça e um pedido de desculpas da Câmara e de seu presidente”, disse Geraldo Dias. Ao final da cerimônia, a carta foi assinada pelos participantes e já foi encaminhada ao presidente da Câmara de Vereadores e a outros órgãos, como a Secretaria Nacional dos Direitos Humanos.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI