Ondas malditas

terça-feira, 29 de junho de 2010

por Renato Acácio

Pode ser que nem toda a juventude underground e modernosa que esteve no Studio B na noite do último dia 25 saiba, mas a casa, que foi palco para o show da banda Móveis Coloniais de Acaju, tem uma história que está intimamente ligada à existência da cena underground da Baixada. Para contar um pouco dessa história é preciso voltar no tempo e contar antes a história da Rádio Comunitária Baixada Fluminense.

A Rádio, que vem dando o que falar na região, foi idealizada por Guto Golf e Charles Alves Buss, que sentiam que o rock e o underground estavam morrendo não só no município de Nova Iguaçu, mas em todo o estado do Rio de Janeiro. De uma geração mais velha que a garotada que pulava e se debatia no show da banda brasiliense na quinta-feira, eles acompanharam a ascensão e extinção da rádio Fluminense FM, A Maldita, que na década de 1980 projetou nacionalmente bandas como a carioca Barão Vermelho, a brasiliense Legião Urbana e a paulista Plebe Rude.

Com a falência da Maldita em meados da década de 1990, Guto Golf e seu sócio, mais conhecido como Charlie Brown, ficaram órfãos de um veículo que propagasse o bom e velho rock´n´roll e eventos ligados a uma cena underground por aqui. Foi então que surgiu a Rádio Comunitária Baixada Fluminense, que depois de seis anos de planejamento, finalmente saiu do papel há pouco mais de um ano para preencher uma grande lacuna nas ondas das rádios cariocas. Mesmo sendo uma radio comunitária, isso é, sem fins lucrativos e políticos, a estação vem ganhando audiência em toda a Baixada.

As novas bandas da Baixada entenderam o espírito da coisa e inundaram a rádio, cuja frequência é 95.3 FM, com músicas novas. Mas não se tinha um lugar onde a coisa pudesse acontecer de fato. Isto é, as bandas e artistas estavam carentes de um espaço genuinamente voltado para essa proposta. Foi então que Guto Golf, em parceria com Ras Bernardo, famoso militante do reggae da Baixada, uniram forças e inauguraram o espaço Studio B, no distrito da Posse no município de Nova Iguaçu, no último dia 12 de junho.

A proposta tanto da rádio quanto do espaço é mostrar de tudo dentro do rock e da cultura underground carioca, desde que, segundo Guto Golf, a coisa não esteja associada a política, religião e também o futebol. A casa já se encaminha para seu terceiro evento no dia 10 de Julho, para a próxima edição do Cabaré, festa itinerante produzida pela Geração Delírio, que a partir de agora terá uma pauta mensal na casa, para que a mesma juventude do show do Móveis Coloniais de Acaju não precise sucumbir ao mainstream e nem precisar ir até a Lapa ou Zona Sul para se divertir.

É aguardar para conferir as próximas atrações do espaço e da rádio!

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI