Poemas voadores

segunda-feira, 21 de junho de 2010

por Josy Antunes

Alerta aos cidadãos iguaçuanos: Durante o fim da tarde de hoje, estejam atentos ao caminhar pelas ruas da cidade, vocês podem se deparar com um poema caindo do céu! A “chuva de poemas” está prevista para 18 horas, 6 horas após 500 balões de gás hélio ganharem liberdade, numa ação intitulada “Palavras do vento” realizada em frente a Prefeitura de Nova Iguaçu. Nela, uma média de 50 poetas da cidade participam com cerca de 80 trechos, amarrados por uma fita em cada um dos balões coloridos.

O feito foi inspirado em ações da COOPERIFA, uma instituição de São Paulo, coordenada por Sérgio Vaz, que realiza saraus poéticos e, eventualmente, lança ao céu seus balões letrados. “Eu sempre fiquei com aquilo na cabeça, sempre quis fazer algo parecido e achei que esse era o momento”, contou o novo secretário de cultura e turismo Écio Salles, associando sua posse a suavidade com que os balões ganham o céu. “É um momento de transição na cultura de Nova Iguaçu, um momento de continuidade, mas também de recomeço. Haverá algumas modificações, mas existe continuidade entre o que foi a gestão do Faustini e a que eu espero que seja a minha”, declarou, enquanto olhava os últimos balões serem preenchidos com ar e poesia. “Eu não sou muito chegado a metáforas, mas tem um simbolismo aí da diversidade da cidade, do poder estético que ela têm”.
Marcus Vinícius Faustini, que há pouco deixou o cargo agora ocupado por Écio, foi um dos primeiros a saber e a contribuir com a ação, bem como a coordenadora da Escola Livre de Cinema, Cristiane Braz; o coordenador da Escola Livre de Música Eletrônica Anderson Barnabé; Edílson Maceió, representando o CISANE; o vereador Ferreirinha e a coordenação do curso de inglês BRASAS. “Esses amigos chegaram juntos e permitiram a realização dessa ação, que junta beleza com um manifesto político, que não é um manifesto político da baixa política, é um manifesto da grande política que é juntar as pessoas e fazer com que a vida melhore na realidade”, aclara Écio, agradecendo: “Eu sou muito grato a essas instituições. Isso é um demonstrativo do poder da colaboração”.

Quanto a reação do público que receberá os poemas em queda, o novo secretário conta com as mais inesperadas expressões. “Tem pessoas que vão rasgar, vão achar ridículo, outros vão achar coisa de gay, outros vão achar lindo, maravilhoso, o que importa é que as pessoas vão ser tocadas por esse gesto. E tocadas dentro de uma abrangência territorial”, garante o escritor e pesquisador, “Isso é um pouco da marca que terá essa gestão: Esse investimento no território e essa produção de um simbolismo estético que seja representativo da força cultural de Nova Iguaçu”.
A programação para a oficialização da posse que ocorrerá às 18 horas no Espaço Cultural Sylvio Monteiro será tão bela quanto as cores que pintaram o céu do meio-dia. A começar pelo hino nacional que será entoado a capela por um dueto formado por Garré Bragança – secretário de cultura de Queimados – e pela bibliotecária Malena Xavier. O poeta Moduan Matos distribuirá livros entre a platéia, como parte do programa “Livro Livre”. A prefeita Sheyla Gama realizará a cerimônia solene da posse de Écio, que afirma: “Ela acreditou no nosso projeto e eu acredito que ela vai conseguir dar continuidade ao processo de expanção das ações culturais e educacionais iniciadas na cidade”.

Além das atrações trazidas por Junior Perim com o circo “Crescer e viver” e da banda da Escola Livre de Música Eletrônica – com participação do músico Nike –, a noite promete uma surpresa projetada no telão. “Vamos ter novidades. Tudo indica que vai ter a exibição de um filme de Marcus Vinícius Faustini sobre a cidade”, anuncia Écio, em clima de suspense.

O Espaço Cultural Sylvio Monteiro fica na rua Getúlio Vargas, nº 51, ao lado da estação ferroviária de Nova Iguaçu.

2 Comentários:

Anônimo disse...

linda a ideia!

Anônimo disse...

Maravilhoso
emocionante Josy!

saudaçoes Hannar Lorien.

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI