Big Brother do Candomblé

sexta-feira, 9 de julho de 2010

por Jefferson Loyola

Quem nunca teve a curiosidade de saber o que se passa dentro de um ritual de iniciação (epilação) no candomblé, mesmo não sendo uma pessoa da religião que ainda não é iniciada? Eu sempre tive esta curiosidade. Uma curiosidade reforçada devido nascer dentro de um terreiro de candomblé onde a Iyálorixa (Mãe de santo) era minha avó. Desde pequeno acompanhava os toques (festas), e sempre tentava saber o que acontecia quando uma pessoa recolhia dentro do sagrado, ou ronkó, para ter sua iniciação na religião.

Na década de 1950, uma grande polêmica em relação a este assunto se fez presente no Brasil e não só aqui, mas também na França. Uma reportagem sobre este processo no candomblé de Salvador foi publicada na revista francesa Paris Match. O cineasta francês Henri-Georges Clouzot ilustrou com fotos a matéria que foi publicada na revista. Fotos essas que mostravam o Labé (raspagem) de filhas de santo da casa de Mãe Riso da Plataforma, falecida em 1995.

A revista brasileira “O Cruzeiro”, não querendo ficar por trás do furo dado pela revista francesa e por ser a mais influente no país na época, também fez uma publicação com fotos de José Medeiros mostrando o que acontece dentro do sagrado, com o título: “As noivas dos deuses sanguinários”. Esses furos enfureceram a comunidade afro-brasileira que mantém todos os ritos em segredo, revelados pela primeira e única vez.

Candomblé não é igual a receita de bolo. Cada Ilê (casa de santo) é de uma forma e cada nação é de um jeito. Por mais que os ingredientes permaneçam os mesmos, cada diferença que acontece em um determinado ritual, um modo diferente de segurar uma mão, tem seu significado e tem muita importância. O ritual de iniciação é uma preparação para você receber seu orixá em seu corpo, para que ele venha com mais frequência na matéria. O processo de 21 dias de recolhimento permite que você entre em total comunhão com seu orixá.

Alto custo
Recentemente, há um pouco mais de 21 dias, tive o privilégio de receber essas férias espirituais dentro do ronkó. Há bastante tempo que meu orixá vem pedindo a minha iniciação dentro da religião, mas tive que adiá-la por causa da escola. Além de ser um enorme sacrifício dedicar 21 dias sem contato com o mundo exterior ao quarto sagrado, ronkó, há a questão do custo. É preciso comprar muitas coisas para se fazer a iniciação.

São poucas as pessoas com que se tem contato ao longo desses 21 dias dentro do sagrado. O maior deles é com a Iyagibonan (mãe criadeira), responsável em criar e cuidar de quem está se iniciando. Além da mãe criadeira, podem acompanhar a iniciação algumas pessoas do Ilê que já passaram pelo mesmo ritual. Todas as emoções são alteradas e a pessoa fica frágil. “Todos que somos babalorixás e Iyálorixas já passamos pela iniciação. É difícil? Sim. Mas nada que não seja suportável”, explicou Rodolfo Oliveira, Babalorixá há 25 anos.

A iniciação representa a morte da sua vida antiga e o nascimento para uma nova. O ronkó é como se fosse um útero materno e quem carrega este útero é o nosso orixá. Por causa desse nascimento ocorre o ritual do Labé (raspagem), onde se perdem todos os cabelos do ori (cabeça) e acontece toda uma preparação para que o seu orixá se fortaleça na matéria, através de seu ori.

“Eu quase enlouqueci, pois sou uma pessoa completamente ativa e ficar todo esse tempo sem nenhum contato externo e sem poder fazer nada mexeu muito comigo”, contou Thamires Cunha, iniciada há dois meses. Como todo bebê que acaba de nascer, o neófito que ali se inicia não pode fazer nada a não ser descansar para estar fortalecido para cada orô (rituais). Situações iguais à de Thamires é o que mais se encontra quando conversamos sobre os sentimentos sofridos por um iniciado no período dos 21 dias. Eu mesmo tive dias de querer fugir e não ficar nem mais um minuto ali.

Carne vermelha
Você abre mão de todo o conforto que tem em casa e começa a ser criado como um bebê, com hora para comer e dormir, além de muitas restrições alimentares. “O que mais senti falta nesses dias dentro do ronkó e não só neles, mas, também, nos três meses depois, foi a falta de carne vermelha”, afirma Claudia Perreira, iniciada há quatro anos. Além dos 21 dias recolhidos dentro do sagrado, o iniciado passa três meses em resguardo (algumas restrições).

Após todo o preceito ocorrido dentro deste quarto sagrado, tem a saída de santo, uma festividade aberta para todos onde o santo do iniciado dá seu nome (orunkó) e dança. “Depois da saída fiquei menos preocupada e todos os sentimentos giravam em torno da alegria que gerou a festa”, conta Marcina Rodrigues. Marcina recolheu junto comigo e a vi chorando com saudades da família diversas vezes. “Parecia que estava no ‘Big Brother’, sendo observada. Comecei a entender a saudade que cada participante tem em relação ao mundo fora da casa, que no meu caso era somente um quarto. Porém, o que fazia minhas lágrimas secarem era que a iniciação é um momento de felicidade por causa de um novo nascimento”.

O ronkó é o verdadeiro Big Brother do Candomblé, onde as câmeras e os telespectadores são os orixás que estão presentes em espírito, e quando incorporados no iniciado, em matéria. Onde é permitido enlouquecer e ao mesmo tempo recuperar a sanidade com o amor ao orixá. As únicas pessoas que podem saber dos segredos do sagrado são aqueles que por ali passaram e sentiram na pele todas as emoções que este útero pode causar. Mesmo como um repórter e os dedos coçando para escrever cada detalhe minuciosamente e os acontecimentos diários. Mantenho a tradição e guardo todos os segredos que me foram concebidos pelos orixás.

4 Comentários:

Hosana Souza disse...

Boa matéria Jeff. Bem vindo de volta ;**
Obs: Textos assim são importantes para a quebra de pré conceitos. Parabéns.

Taisa disse...

Adorei sua matéria, hoje eu consigo ver tudo isso e um modo diferente sem descriminações.
Parabéns !

Adorei a comparação com o Big Brother.
A nossa vida espiritual sempre será um Big Brother,pois estamos sento observados pelos nossos Inkises(Orixás).Que nos fortalece sempre que necessário.
Parabéns!!!

Unknown disse...

Minha saudosa Mãe Riso da Plataforma. Saudades eterna.

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI