Sangue bom

quarta-feira, 28 de julho de 2010

por Robert Tavares

No dia 23 deste mês, na Fashion Week de Amsterdam , dezoito jovens e inovadores estilistas aderiram ao movimento para fomentar a doação de sangue na Holanda. Eles criaram vinte peças e a coleção Red Rail funcionou assim: O interessado deveria escolher sua peça preferida e enviar um e-mail com a comprovação da sua doação de sangue, o pedido será arquivado e em Janeiro de 2011 será realizado um sorteio, o sorteado receberá em casa a peça. Esta moda, literalmente, não tem preço!

O projeto que visa que pessoas dêem o sangue pela moda, foi criado pela fundação Nobel, para previnir a escassez de sangue que, segundo pesquisas, haverá daqui há três anos na Holanda e prejudicará o sistema público de saúde. Mas não é só a Holanda que passa por momentos difíceis quando o assunto é doação de sangue. Muita gente, por medo, ou falta de informação, deixa essa importante causa de lado.
O Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (HEMORIO), que foi fundado em 1944, durante a Segunda Guerra Mundial, sempre apresentou características de hemocentro, já que distribuía sangue para os hospitais de emergência. O tempo passou, o Intituto salvou muitas vidas abastecendo com sangue diversas unidades de saúde da cidade. Diariamente, cerca de 350 pessoas passam por lá e tentam fazer a diferença na vida dos mais de 10 mil pacientes ativos, que  realizam tratamentos de doenças hematológicas.




O vigilante Marcos José faz parte do grupo que, sempre que possível, faz sua boa ação. Segundo ele, "o que é pouco para mim, pode salvar uma vida!". E você, já fez sua parte?
O Ministério da Saúde disponibiliza um contato para quem quiser receber todo material da campanha e saber como participar. Basta escrever para o comunicacao@saude.gov.br e pedir para ser cadastrado na lista deles. Simples e prático!

Importante: O HEMORIO localiza-se na Rua Frei Caneca, 8, Centro - Rio de Janeiro
Horário de funcionamento: todos os dias de semana, de 7 às 18 horas, inclusive finais de semana e feriados.

5 Comentários:

Julio Ludemir disse...

por que não fazer um desfile em nova iguaçu com o mesmo espírito dos jovens holandeses?

Adorei a matéria! E acho boa a ideia do Julio. E um recado pra quem se interessou: Na Paróquia São Franscisco de Assis, em Comendador Soares, existe um grupo de pessoas que fazem uma CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE. Bimestralmente, um ônibus sai em direção ao Hemorio lotado de gente que topa dar um pouco de si para ajudar o próximo. É tudo gratuito (passagem, lanche e camiseta) e só basta aparecer lá e pronto!
Eu até acho que vou fazer uma matéria para deixar mais informações.
Beijos.

Nany Rabello' disse...

A Causa é nobre e a matéria tá linda!
Saudades RôRô !
beijos

Olá!

Seja parceiro da campanha de doação de sangue do Ministério da Saúde.

Para receber todo material da campanha e saber como participar, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br

Att,
Ministério da Saúde.

super interessante o Blog!
gostei da matéria!

beijos...

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI