Preparação da teia

terça-feira, 13 de julho de 2010

por Tuany Rocha

Os pontos e pontinhos de cultura são um conjunto de iniciativas que reúnem agentes e projetos culturais da sociedade civil, reconhecidos por meio de editais do Ministério da Cultura que lhes dão o suporte necessário para impulsionar e estimular as ações culturais no local onde atuam. Desde as grandes cidades até as que se encontram em pequenos municípios, ao total, 27 Pontos e 31 Pontinhos de Cultura na Baixada Fluminense prontos para expor seus trabalhos, articular e crescer.

Agora vamos imaginar um evento que agrupe todos esses 58 projetos da Baixada ao longo de dois dias. O nome desse evento é Micro Teia Baixada 2010. Seu objetivo principal é unir as ações desses projetos entrelaçando fio a fio a bandeira cultural da Baixada Fluminense.

Parte do evento acontecerá no Sesc de Nova Iguaçu, onde serão montados 60 estandes com cerca de 2 metros de largura por 3 metros de comprimento nos quais cada ponto e pontinho exporão seus trabalho. Além de disponibilizar duas quadras para a montagem dos estandes, o Sesc autorizou a realização de apresentações artísticas no teatro. Uma delas será o lançamento de um CD do grupo “Sambaixada”.

A outra parte do evento ocorrerá no CENFOR, reservado para palestras, discussões, apresentações e aprofundar ainda mais o conhecimento e interação entre os trabalhos desenvolvidos pelos pontos e pontinhos. Haverá também grupos de discussões políticas e oficinas.

Outros detalhes sobre a Teia da Baixada 2010 estão sendo definidos em reuniões todas as quartas com os pontos e pontinhos de cultura, sob a supervisão do secretário adjunto de cultura e turismo de Nova Iguaçu e também o articulador e organizador do evento, Egeu Laus. Com o auxílio luxuoso de sua assistente Luz Anna, ele começa a pensar no nome que se tornará a marca registrada para está edição do Teia Baixada.

O evento acontecerá nos dias 9 e 10 de setembro, e já na sua primeira edição conta com a presença de todos que queiram aprender e contribuir para a construção dessa enorme “Teia”.

“Se conhecer, se fortalecer e agregar parceiros...”

Esse é o objetivo do Teia Baixada 2010.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI