Projetos para a vida

terça-feira, 13 de julho de 2010

por Marcelle Abreu

O Colégio Equipe Grau vem mostrando que não é apenas um colégio e curso de pré-vestibular de ótima qualidade. Ele vai muito além das salas de aula, envolvendo seus alunos com projetos que vão levá-lo a uma melhor aprendizagem.

Um desses projetos é o Clube do Livro, criado em 2002. Atrelado às disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura, o projeto visa despertar no aluno o gosto pela leitura. Repletas de brincadeiras, as aulas terminam por criar o hábito da leitura a partir do 7º ano, quando os alunos se tornam devoradores de livros. "Alguns alunos chegam a ler mais de 80 livros por ano", calcula a coordenadora pedagógica Rosangela Degli.

O Clube do Livro veio a se somar ao Redação Programada, que há 15 anos exercita a escrita, habilitando o aluno a escrever de forma gramaticalmente correta, coerente, crítica e, ao mesmo tempo, divertida e atual. O projeto exercita, ainda, a norma culta, a criatividade e a ordenação de ideias.

Também no campo da escrita está o Festival de Poesias, que há 17 anos estimula a criatividade e a maneira dos alunos enxergarem o mundo, além de incentivar a veia poética dos mesmos.

Outras atividades ligadas ao ato de escrever são desenvolvidas no Clube da 7ª Arte, onde por intermédio de resenhas de filmes e atividades críticas os alunos têm um complemento dos conteúdos de história e literatura. E a Expo Cultura e Arte há 10 anos tenta conscientizar os alunos sobre suas ações, no que diz respeito à vida.

Todo ano acontece a Mostra de Talentos, realizada no SESC de Nova Iguaçu. "Envolvendo cultura, expressão corporal, oral e escrita, a mostra deixa os alunos mais soltos, desinibidos e prontos para encarar as mais diversas situações da vida", conta a coordenadora.

Um projeto recente que acontece há 2 anos e vem dando resultado é o de Iniciação Científica. Tal projeto é desenvolvido por professores de Química e Física, realizando experiências na prática para observação, análise e conclusão das mesmas. E os professores e alunos afirmam que as aulas costumam ser bastante explosivas.

Não podendo deixar de fora o projeto Extramuros, que como o próprio nome diz, além dos muros da escola. Surgiu há 10 anos e consiste em saídas programadas ao longo da vida escolar, ampliando o universo cultural e permitindo que o aluno vivencie, na prática, conteúdos apresentados em sala, tornando o estudo significativo e, ao mesmo tempo, prazeroso. Assim o aluno tem um incentivo a mais para querer aprender e fazê-lo.

2 Comentários:

Villarino disse...

Excelente matéria!
Não sabia que o Equipe tinha tantos projetos assim.

Anônimo disse...

a cada matéria vc supera!Parabens!

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI