Aliado de Nova Iguaçu

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

por Luciana Baroni

Houve um tempo em que Nova Iguaçu era a terra da laranja e se escrevia assim: Iguassu. Imensas plantações cobriam os latifúndios. Porém, as dificuldades surgidas com a 2ª Guerra Mundial e a crescente industrialização desestabilizaram a cultura da fruta na região. Os laranjais foram transformados em loteamentos, fazendo crescer o número de habitantes da cidade e consequentemente a demanda por transportes.

Foi aí que começou a história empresarial de Carlos Marques Rollo, um citricultor nascido em Austin que fundou a Evanil, uma das maiores empresas de ônibus do Brasil.



Morador de Nova Iguaçu até hoje, o empresário Carlos Marques Rollo fundou a Empresa Viação Automobilística Nova Iguaçu Ltda. em em 1951. A empresa entrou em operação com uma frota de apenas cinco veículos com capacidade para 20 passageiros. Seu grande mérito foi colocar Nova Iguaçu a 40 minutos do centro do Rio de Janeiro pela Rodovia Presidente Dutra, para a qual só se chegaga por uma rua sem asfalto, onde os carros atolavam sempre que chovia. "Consegui uma autorização do então Departamento Nacional de Estrada de Rodagem( DNER) para ligar Nova Iguaçu à Dutra pelo bairro Califórnia", lembra o empresário, que hoje dá nome a esta rua.

A empresa prestou muitos benefícios à população de Nova Iguaçu, como a distribuição de passes para universitários que estudavam no Rio de Janeiro. Foi também a primeira empresa a dar emprego de trocador de ônibus para mulheres, as chamadas “rodomoças”. "Elas foram aceitas com tanta simpatia por todos que virou até desfile de carnaval no bloco Foliões de Iguaçu, onde vários rapazes desfilaram com o uniforme da empresa de rodomoças como fantasia", lembra o empresário.

Além de receber vários títulos honoríficos, Rollo cansou de abrir as portas de sua casa para ilustres personalidades do Poder Judiciário, Polícia Civil e Militar e políticos como o Dr. Getúlio Barbosa de Moura e os governadores Amaral Peixoto Celso Peçanha. E apesar de seu grande conhecimento e influência no mundo da política, sempre preferiu ter os políticos como amigos e nunca como aliados. "Era isso o que dizia a todos que tentavam me convencer a me candidatar."

Um grande estrategista, Carlos Marques Rollo vendeu a Evanil e comprou a Expresso Brasileiro, que até hoje é uma das empresas de ônibus mais importantes de São Paulo, onde morou cinco anos. "Mas sou muito apegado a Nova Iguaçu, não me adaptei a São Paulo", diz ele, que não demorou a se desfazer da empresa e voltar para Nova Iguaçu. Nunca mais saiu.


Na volta, criou a Niturvia depois de estudar as mudanças ocorridas em Nova Iguaçu na sua ausência. A Niturvia era uma empresa de ônibus circular que saía do centro da cidade, passava pelo bairro da Posse, rua E e rua Gama até chegar à Faculdade UNIG, na estrada de Madureira. "Foi assim até a chegada das vãs, mototáxis e outras empresas", lembra ele, que mudou de ramo. Chegou a abrir uma fábrica de gelo em Caxias, na estrada da Solidão. "Mas não deu certo, pois minha paixão mesmo sempre foram os seus ônibus."

Com 88 anos, Carlos Marques Rollo relembra sua trajetória de vida com muito carinho e saudade de uma cidade que o acolheu e de um povo que jamais o esquecerá, e é com muito orgulho que eu, sua neta, que desde pequena o chamo de pai, conto um pouco dessa história de sucesso deste homem simples que se tornou um importante e querido empresário respeitado, querido e admirado por todos nós de Nova Iguaçu.

2 Comentários:

Anônimo disse...

só pra comentar algum post vou dizer: a evanil é uma merda. os ônibus demoram pra caramba, passam como querem, cobram quanto querem, se voce pára no rio esperando õnibus, v?e passar todos eles, menos o evanil, o único que serve pra voce, se demorar a voltar pra casa, azar o seu, o evanil é o primeiro ônibus a parar de circular. só rodam cheios. fazem o que querem. coisa típica de monopólio. monopólio um tanto quanto estranho e antigo, posso dizer.

Anônimo disse...

descanse em paz carlos que voce tenha muita fé e saúde adeus carlos

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI