Apenas 3 segundos

terça-feira, 31 de agosto de 2010

por Jefferson Loyola

31 de agosto, terça-feira. Plateia pequena e um ótimo filme. Exibido às 15h no Espaço de Cultura Sylvio Monteiro, “Goldfish memory (Todas as cores do amor)” trata com bastante clareza e objetividade as questões do amor dos dias ‘modernos’, principalmente dos relacionamentos homossexuais. 

É incrível perceber como as vidas dos personagens, que não são poucos, vão se entrelaçando de maneira suave e bastante rítmica. Essa produção irlandesa de 2003 trata da questão da descoberta da homossexualidade dentro de uma relação hetero, um filho em uma relação lésbica e um professor universitário quase quarentão fugindo do amor.

A repórter de televisão Angie (Flora Montgomery) é uma lésbica que sonha em ter um filho, mas não consegue nem mesmo manter uma relação. Red (Keith McErlean), seu melhor amigo e também gay, está se envolvendo com David (Peter Gaynor), que se diz heterossexual, mas interessado em Red e que tem uma namorada. Tom (Sean Campion), o professor universitário, acha que só as garotas de 22 anos são interessantes, demonstrando o medo da velhice que se aproxima e da possível vida sozinho, sem um amor.

Além de revelar o cotidiado de quem procura o cofnroto amoroso, o filme tem uma trilha sonora maravilhosa, com várias versões para as músicas do nosso Tom Jobim. Se o filme fosse traduzido ao pé da letra, seria chamado: “Memória de peixe dourado”, o que não seria ruim, pois ele compara a capacidade de amar dos seres humanos com a mente dos peixinhos dourados. “Peixinhos dourados só têm três segundos de memória. Ou seja, se percorrer o aquário leva três segundos, tudo é sempre novo. Cada vez que os peixinhos se encontram é como a primeira vez”, diz um narrador no início do filme.

É assim que estes jovens irlandeses vão tentando se encontrar, acreditar no amor, mesmo com o mundo desse jeito caótico. Em uma Irlanda diferente, estes jovens tentam entender as tantas dificuldades do tal amor e a clássica pergunta: o que é o amor, ele existe? Liz Gill assina o roteiro e a direção. 

Veja a sinopse do filme:

Uma visão leve sobre os perigos e prazeres dos relacionamentos na Dublin contemporânea. Quando Clara (Fiona O'Shaughnessy) vê seu namorado Tom (Sean Campion) beijando Isolde (Fiona Gascott), desencadeia-se um série de reações de romances e corações partidos até que o ciclo inteiro se transforma num completo circo, cada personagem tentando resolver a questão do que é um relacionamento perfeito.

Assista ao trailler do filme:

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI