Coisas na esportiva

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

por Luiz Gabriel


O bullying é um dos temas mais comentados nas escolas de todo o mundo. A palavra Bullying vem do inglês, que significa atos de vandalismo ou de agressão seja ela física ou moral, praticado por uma pessoa, ou grupos de pessoas com o objetivo de agredir, humilhar, e intimidar o próximo incapaz de ao menos reagir, ou se defender.

O Bullying pode acontecer em vários lugares, como escolas, faculdade, ruas e trabalho. Geralmente, as vítimas desse tipo de problema sofrem de dor e angústia, por serem menosprezadas e excluídas da sociedade. O bullying não é só praticado verbalmente, mas fisicamente também. Sua versão virtual é conheciada como Cyber Bullying. “Um frequentador da lan house perto de minha casa conseguiu acessar meu Orkut e excluiu todos os meus amigos e minhas fotos, além de escrever coisas ridículas e ofensivas no meu perfil”, lembra Priscila Thomaz, moradora do Bairro da Luz.



Há vários tipos de bullying, mas os mais comuns pelo menos nas escolas passam pela questão racial, religiosa e sexual. Diferenças físicas, como gordura em excesso ou um nariz avantajado, merecem tratamentos impiedosos dos colegas de sala de aula. Em muitos casos, os praticantes de bullying chegam a usar cartazes, faixas ou mesmo caricaturas, sempre com expressões grosseiras.

No entanto, alguns jovens veem no bullying uma prática saudável. “As pessoas têm que aprender a aceitar as coisas de forma mais brincalhona, levar as coisas mais na esportiva", diz Rafael Coelho, um morador de Jardim Tropical para quem não há mal algum em aplicar um apelido engraçado. Uma prova disso é que não liga para a maneira desdenhosa como os amigos tratam seu desleixo com a dieta. "Não me importo que as pessoas me chamem de Bolão por estar um pouco fora de forma", afirma.

Embora more no mesmo bairro que Rafael, Natália Alves é absolutamente contra o bullying. “Todos devem ser tratados com respeito", protesta ela, que acha que xingamento só atrai xingamento. "Isso tem que ter um basta logo.”

Já há diversas propostas de lei contra esse tipo de crime. Existe uma preocupação toda especial para se evitar o bullying nas escolas do ensino fundamental, verdadeiro celeiro de adultos violentos. "Acho que teremos um futuro melhor se nossas crianças forem menos desrespeitosas", acrescenta.

1 Comentários:

Anônimo disse...

a natureza é implacável
se o cara nasce mané
cresce mané
morre mané

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI