Dor de cabeça

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

por Jefferson Loyola

Com já foi dito em várias outras matérias que fiz sobre as religiões afro-brasileiras, o ritual de iniciação (epilação) dentro do candomblé é extremamente sigiloso e só visto por quem já foi iniciado e tem um determinado tempo de santo. Porém, nos últimos anos tivemos alguns Babalorixás e Iyalorixás que demonstram em vídeos na internet ou a venda em DVD, para quem quiser comprar, esses rituais, inclusive o de epilação.


“Não se pode saber do Awô (segredo) se você não passou por ele”, disse a iniciada Thays Bayer. Esta afirmação persiste por que se outras pessoas que nunca passaram por tudo que ocorre dentro do ronkó souberem do que acontece, a magia se perde. Além disso, vários zeladores de santo que nem sequer foram iniciados começarem a executar o ritual em outras pessoas, simplesmente por saber como fazer, cantar e se portar, sem no entanto jamais ter passado por aquilo.

Quando uma pessoa não iniciada, que também não está preparada para iniciar alguém, executa essa ações, o ori (cabeça) da pessoa enganada fica confuso, podendo enlouquecê-la. “Minha tia foi iniciada errada", conta Noeli Guimarães. "Ela era filha de Oxum e foi feita pelo pai de santo como filha de Nana. Em menos de um ano a vida dela desandou, perdeu marido e hoje está internada em um hospital para pessoas com problemas mentais”.

Candomblé é uma coisa muito séria e uma religião que tem que se ter muita cautela. "Qualquer coisa que o zelador(a) de santo faz em sua cabeça poderá causar-lhe a morte”, afirma o babalorixá Valdenir dos Santos.

O vídeo abaixo retrata certamente todo o ritual de epilação, labé ou raspagem de um Ìyàwó (iniciado). Seria correto divulgar rituais sagrados e restritos a pessoas da religião na internet ou à venda como apostilas de como se fazer um Ìyàwó?

http://www.youtube.com/watch?v=tlYSOD5ZFLU

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI