Formadores de opinião

terça-feira, 31 de agosto de 2010

por Lucas Lima

Aconteceu no ultimo domingo, dia 29, a 7º Parada do orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais) do município de Nova Iguaçu. O evento reuniu cerca de 75 mil pessoas e seis trios elétricos na Via Light, centro da cidade. O evento serviu como abertura da 1º Semana da Cidadania LGBT.

“É um evento importante para a cidade, não só para o público LGBT, mas para a população como um todo. Produzimos a semana como forma de conscientização e espaço de integração da sociedade”, declarou Paullo Vieira, 31 anos, diretor cultural do grupo 28 de junho. “Fizemos alta divulgação da semana na parada para poder alcançar um público maior. Focamos também em um público de estudantes do curso normal, pois elas são multiplicadoras e formadoras de opinião”.


Além de organizador da parada e da semana LGBT na cidade, o 28 de junho é um grupo militante que oferece ações de prevenção como distribuição de preservativos e acompanhamento jurídico em casos de agressão ou violação aos direitos de qualquer LGBT.

A semana LGBT, que começa hoje e se estenderá até o dia 4 de setembro, terá exibição de filmes, debates e peças de teatro para toda população. A abertura oficial será às 9h. Já confirmaram presença o Secretário de Cultura e Turismo de Nova Iguaçu, Écio Salles, o superintendente da SUPERDIR, Cláudio Nascimento e o presidente do 28, Geovani Lima.

Logo após, às 10h, rola a exibição do filme “Garota Interrompida”. Completam a programação do dia “Uma família bem diferente” (às 13h) “Todas as cores do amor” (às 15h), “Trasamérica” (às 17h) e “Confidencial” (às 19h). Uma nova maratona de filmes LGBT ocorrerá no dia 2 de setembro, com “Projeto Laramie” (às 9h), “Matadores de vampiras lésbicas” (às 13h), “A nada maravilhosa vida social de Ethan Green” (às 15h), “Fosse o mundo meu” (às 17h) e “Eclipse de uma paixão” (às 19 h).

Além de filmes, a semana conta com debates nos dias 1, 3 e 4. “Saúde sexual e mental” e “Profissionalismo LGBT” serão as primeiras (às 10h e às 15h) do dia 1. No dia 3, teremos “Descoberta da sexualidade no período escolar” (às 10h) e “Sou assim porque nasci ou por que quero?” (às 15h). “Nossos direitos negados” encerrará a série de palestras às 15h do dia 4.

O cotidiano e o preconceito do mundo gay serão encenados nos palcos. “Lábios do preconceito” acontece no próximo dia 1 e “Vidas diversas”, dia 3. As peças começam sempre às 19h de cada dia. Uma edição mais que especial do Cineclube Buraco do Getúlio, no dia 4 às 18h, encerrará a semana LGBT com exibição de filmes surpresa com a mesma temática. Todos os eventos serão no Espaço cultural Sylvio Monteiro e com entrada totalmente franca.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI