Kombi dos artistas

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

por Hosana Souza

Você já ouviu falar na Rádio Rua? Talvez você ainda não tenha tido a sorte de encontrá-los por Nova Iguaçu, mas deve começar a prestar atenção nesse inovador movimento cultural, que já completou seis meses.

A Rádio Rua é um projeto do músico Marcelo Peregrino e seus amigos Roberto Lara e Roger Rits que visa, com autonomia e criatividade, reviver as antigas rádios com alto-falantes, dando oportunidade aos artistas independentes. “A Rádio Rua é itinerante e isso de podermos ir a qualquer lugar ajuda na essência do projeto, que é dar voz aos passantes; nós vamos ao artista e damos voz a ele e ao público dele”, explica Marcelo Peregrino.


O sonho de criar a Rádio Rua pôde se concretizar quando o projeto foi aprovado e contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura Escritor Antonio Fraga. “O projeto teve o pontapé com a prefeitura, mas o nosso papel contratual já foi cumprido; agora estamos na luta e na rua”, brinca Peregrino.

A Rádio Rua vem se sustentando a partir da iniciativa dos próprios participantes, que retiram do próprio bolso o que for necessário para a manutenção do equipamento. O equipamento é transportando em uma charmosa Kombi 74 com a logo da Rádio Rua e já passou por todo centro de Nova Iguaçu, por Comendador Soares, Cabuçu, Miguel Couto e alguns outro bairros da cidade. “Nós não queremos ficar presos ao centro, vamos a qualquer lugar. A Kombi é minha e até agora tem rodado direitinho; cabe tudo dentro dela”, conta Marcelo.

A participação popular é centro do trabalho da Rádio e vem crescendo. Na última semana, a Rádio Rua conseguiu unir em frente à estação de trem aqui em Nova Iguaçu o músico Robson Gabiru e um senhor que passava tocando sua gaita e pedindo esmola. “Eu não lembro o nome do senhor, mas foi muito emocionante. Esse é o espírito da coisa, ele tocando com o violão do Gabiru no nosso alto-falante; aquela boa música disponível pra quem desejasse ouvir”, explica Peregrino.

Para comemorar o sucesso do trabalho, já está sendo montado um pequeno documentário com as ações da Rádio Rua que foram filmadas e fotografadas, mas ainda não há previsão para a conclusão do filme.

A Rádio Rua possui desdobramentos como “A Rádio Rua na Teia” e “A Rádio Rua no Buraco” – Cineclube Buraco do Getulio – e vem ganhando mais força a cada dia. O próximo projeto da Rádio é organizar uma oficina em Comendador Soares para explicar um pouco da dinâmica das rádios e seus equipamentos, ligando todos ao audiovisual. “Nós já estamos movimentando essa oficina a algum tempo, estamos negociando o espaço no salão de uma igreja católica lá. Assim que marcarem estamos lá com a garotada”, encerra Marcelo Peregrino.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI