Bem-estar masculino

domingo, 15 de agosto de 2010

por Robert Tavares

Foi-se o tempo em a moda se restringia apenas a anáguas, vestidos, espartilhos e outras peças femininas. Junto com esse período, passou também a ideia de que moda é algo para mulheres! O homem atual está aí para romper os preconceitos, dar a cara a tapa e mostrar a que veio, sem medo de comentários machistas e preconceituoso. A figura masculina do século XXI mudou: esse homem se cuida, lê revistas, compra cremes e repara sim o que sua parceira está vestindo.  Alguns chamam isto é de vaidade, outros metrossexualidade, mas os mais descolados é apenas amor-próprio. Com o interesse masculino por moda e estética, cresceu também a quantidade de possibilidades para eles. Prova disso são os salões que oferecem dias exclusivos de beleza para aqueles que não se sentem suficientemente encorajados para dividir uma mesa de depilação com uma mulher, ou então os muitos desfiles de moda masculina que acontecem nas fashion weeks do mundo inteiro. 

 Para Thiago Guimarães, um morador de Duque de Caxias de 23 anos, "o mercado de trabalho está cada vez mais exigente, e a aparência é um dos quesitos necessários para conseguir um emprego, principalmente se ele exigir que você lide com o público. Você não pode chegar lá barbudo, com as unhas grandes e sujas e fedido", enfatiza o auxiliar administrativo, um adepto assumido de novas técnicas estéticas. Quando perguntado se o fato de sua noiva ser dona de um dos principais salões de beleza da cidade contribui para o seu interesse em cuidar da imagem, ele é categórico. "Lógico que isso contribui, pois facilita muito, mas o meu interesse não se deve apenas a isso, até porque quem procurou os primeiros procedimentos fui eu, por livre e espontânea vontade". 
Outra prova do interesse masculino pela "cultura do bem-estar", como foi nomeada pela Vanity Fair de julho, é a edição de setembro da revista Esquire, que está promovendo um concurso para escolher o homem mais bem vestido da Grã-Bretanha. (Para saber mais, clique aqui).  A pergunta que não quer calar. E você, costuma pesquisar e correr atrás de informação para o seu bem-estar físico ou pertence ao grupo que só se veste porque é "necessário"? 

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI