Pluralidade LGBT

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

por Jefferson Loyola

Após a 7ª Parada Gay, que meu amor, estava uma loucura, nada melhor do que descansar com os dias da primeira semana da diversidade de Nova Iguaçu. Serão exibidos filmes, peças teatrais, e até mesmo debates sobre tudo dentro do mundo GLS. Tudo está sendo organizado pelo grupo 28 de Junho, uma organização não governamental apartidária fundada em 1994 com o objetivo de unir e valorizar a comunidade LGBT, atuando na promoção dos direitos humanos e na prevenção da DST/AIDS. A programação começa amanhã, 31 de agosto, e vai até o dia 4 de setembro, sempre no Espaço Cultural Sylvio Monteiro.

“A ideia da semana da diversidade surgiu como um modo de levarmos a comunidade LGBT a uma produção específica”, contou Paullo Vieira, diretor de cultura e comunicação do grupo e produtor geral da semana. Suas ações têm como objetivo reduzir o sentimento de vergonha experimentado por muitos homossexuais diante dos grupos que afirmam que tal comportamento sexual é vergonhoso. "Por isso, é importante, não só para Nova Iguaçu, mas para qualquer lugar, ter paradas gays e incluir uma semana da diversidade", diz o militante.

Já faz três anos que a ideia de criar uma semana da diversidade vem rondando a cabeça de Paulinho, que tem uma grande coleção de filmes sobre a temática LGBT que ele gostaria de exibir para a comunidade. “Gostaria de mostrar uma forma de arte onde os homossexuais não são motivos de chacota, que possam mostrar várias facetas da pluralidade que é ser homossexual”, conta ele. A semana ganhou mais consistência com a introdução de palestras e espetáculos de teatro abordando o tema LGBT.

Os filmes têm uma programação criteriosa. Na parte da manhã, um filme mais cabeça, que possa ser debatido num processo de formação de professores. Depois do almoço, as comédias românticas dominarão a sessão das 15h enquanto musicais e filmes de arte se alternarão no horário das 17h. Já às 19h um filme será a vez de filmes com atores conhecidos ou premiados em festivais.

“Escolhemos essa data por causa da proximidade do dia do orgulho lésbico (19 de agosto) e da parada do orgulho gay da cidade (29 de agosto)”, explicou. “Essa semana vem para abrilhantar essa comemoração e mostrar que nem só de parada vive a comunidade LGBT”. Os organizadores têm a expectativa de reunir cerca de 100 pessoas por dia. Não deixe de comparecer.

Programação da semana da diversidade:

31 de agosto, terça-feira.

Abertura da semana da diversidade às 9h
Exibição do filme “Garota interrompida” às 10h
Exibição do filme “Uma família bem diferente” às 13h
Exibição do filme “Todas as cores do amor” às 15h
Exibição do filme “Transamérica” às 17h
Exibição do filme “Confidencial” às 19h

01 de setembro, quarta-feira.

Debate – Saúde sexual e mental – às 10h
Debate – Profissionalismo LGBT ‘Temos todo um mercado pela frente’ – às 15h
Espetáculo teatral “Lábios do preconceito” às 19h

02 de setembro, quinta-feira.

Exibição do filme “Projeto laramie” às 9h
Exibição do filme “Matadores de vampiras lésbicas” às 13h
Exibição do filme “A nada maravilhosa vida social de Ethan Green” às 15h
Exibição do filme “Fosse o mundo meu” às 17h
Exibição do filme “Eclipse de uma paixão” às 19h

03 de setembro, sexta-feira.

Debate – Descoberta da sexualidade no período escolar – às 10h
Debate – Sou assim por que nasci? Ou por que quero? – às 15h
Espetáculo teatral “Vidas diversas” às 19h

04 de setembro, sábado.

Debate – Nossos direitos negados – às 15h
Cineclube Buraco do Getúlio edição LGBT às 19h 

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI