Showcante

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

por Gustavo Cerqueira


Ele é ator, cantor, humorista, designer gráfico e iguaçuano! Mas suas características mais marcantes são sua desenvoltura no palco e sua irreverência. Seu nome é Robson Luy, um guerreiro cuja vida artística começou ainda na faculdade, no grupo coral do curso de arquitetura da UFRJ, onde ele estudava belas-artes.

O sucesso dessa primeira experiência o levou para o coral da faculdade Helio Alonso e daí para o grupo Coral Grafado, de onde sairam também Sérgio Loroza, ex-cantor do Monobloco e ator do seriado “A Diarista”, e Guta Menezes, da banda do programa Altas Horas, comandado pelo apresentador Sergio Groisman nas noites de sábado.



O nefasto plano Collor obrigou o patrocinador do Coral Grafado a suspender as verbas que alimentavam os sonhos do grupo, que reunia 25 cantores. Mas Robson Luy não desistiu de mostrar seu talento por aí. "Comecei a cantar pelos bares de Nova Iguaçu", lembra o artista, cujo repertório era dominado por músicas de Chico Buarque, entre outras feras da MPB.

Incomodado com a "monotonia dos bares" Robson resolveu inovar. "Ninguém liga muito pra música quando estamos em bares. As pessoas namoram, batem papo etc." Foi a partir dessa dura constatação que Robson Luy começou a interagir com os clientes dos bares. Principalmente do “Daniel's Bar”, então o bar mais bombado da cidade.

Inventou então o showcante, no qual interpreta Sylvio Silvestre, um apresentador muito engraçado que brinca com os clientes: "Sylvio Silvestre é uma mistura de Faustão, Silvio Santos e Gugu Liberato. O showcante é uma espécie de karaokê, que foi inventado justamente para atrair a atenção dos clientes, sempre com muito bom humor."

A animação de Robson Luy despertou a curiosidade de um amigo, que o convidou para animar uma greve do Sindicato de Justiça do Rio de Janeiro. O cantor confessa que só aceitou a proposta porque estava precisando de dinheiro, mas o medo de pagar mico se mostrou infundado. "Tornei-me um especialista em animação de greves. Com Sylvio Silvestrechamando atenção com seu blazer florido, as pessoas param e escutam as revindicações." O showcante também é apresentado em casamentos e festas de empresas.

Vale a pena assistir, é uma mistura de humor, com os fatos atuais.

2 Comentários:

Thamille disse...

Interessante essa matéria, gostei muito!

Gustavo Cerqueira disse...

Robson Luy, um verdadeiro ARTISTA! Gente finíssima!

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI