Uma infância especial

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

por Jefferson Loyola

Lidar com o homossexualismo de um filho desde a infância é uma coisa ainda muito difícil para os pais. Agora imaginem um casal masculino gay, que está temporariamente tomando conta de um menino devido à morte de sua mãe, descobrindo que todos os trejeitos da criança são de um possível homossexual. “Breakfast with Scot (Uma família bem diferente)”, também um dos filmes escolhidos para a semana da diversidade em Nova Iguaçu, explora bastante o lado homossexual de uma criança e ajuda os pais a entenderem e compreenderem os sentimentos dos filhos antes de julgarem.

Se fôssemos sintetizar todo o filme em uma frase seria: Formação familiar que vai além do estilo Pai e Mãe. No caso dessa película, uma família homossexual formada por Eric (Tom Cavanagh), um ex-jogador profissional de hóquei, e seu parceiro, o advogado Sam (Ben Shenkman). Os dois vivem uma relação tranquila e muito discreta até a chegada de Scot (Noah Bernett), um garotinho órfão de mãe, extremamente efeminado, que é obrigado a ficar sob os cuidados da dupla, enquanto seu pai não volta da boa vida no Brasil.

Dirigido por Laurie Lynd, a película faz uma síntese do preconceito que pode haver dentro de uma família, mesmo essa família sendo homossexual. Sam e Eric, principalmente esse último que atualmente é comentarista de esportes na TV, ainda possuem muitos resquícios de machismo, e tentam a todo custo mudar as características do garoto, afastando-o, por exemplo, dos perfumados cremes para as mãos e incentivando-o a jogar hóquei.

Os momentos mais engraçados do filme ficam por conta de Scot, pois ele é gayzíssimo, chegando a usar um sinto com poodles e o Eric tentando fazer o menino tomar jeito de homem. Porém mesmo sendo belíssimo, tem um ponto negativo que não tem como passar despercebido. O Brasil, mesmo que mostrado de forma ligeira, temos as mulheres, sendo o País acolhedor dos bandidos internacionais e a língua espanhola. Mas que Brasil é esse que Hollywood insiste em nos fazer aceitar?

O filme norte-americano foi lançado direto em DVD em maio de 2009. Estará sendo exibido, gratuitamente, na Primeira Semana da Diversidade de Nova Iguaçu. Para assistir ao filme “Uma família bem diferente”, só comparecer neste próximo dia 31 de agosto, terça-feira, às 13h no Espaço de cultura Sylvio Monteiro. Uma comédia que abre espaços para discussões contemporâneas sobre relações homossexuais num mundo de menos homofobia e mais tolerância. Você não pode perder.

Leia a sinopse do filme:

Eric vive para o hóquei. Agora, na faixa dos trinta, ele deixou sua carreira de jogador profissional para se tornar comentarista de esportes na TV. É uma vida de sonho! Mas quando o namorado de Eric, Sam, avisa que eles terão que cuidar temporariamente de um menino, o confortável mundo de Eric desmonta. Chega Scot, um menino órfão afeminado de 11 anos e o oposto exato de Eric. Assustados com a alegria de viver de Scot, Eric e Sam gentilmente afastam Scot dos perfumados cremes das mãos e de tudo o que for cor-de-rosa, buscando um passatempo mais "aceitável": o hóquei.

Assista abaixo o Trailler do filme:

1 Comentários:

Anônimo disse...

uma coisa que odeio nos filmes bobos de holywood é a explícita vontade de faze-los extremamente bobos. talvez pros bobos que assistem e resenham irem ficando cada vez mais bobos e mal acostumados.
um amigo sempre dizia: cara, o problema é que se perde o referencial. o cara assiste tanta besteira que já nem sabe o que é besteira.
não dá nem pra chegar perto.

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI