Viagem pela (Trans)América

terça-feira, 31 de agosto de 2010

por Jefferson Loyola

“Transamerica (Transamérica)” foi o longa exibido às 17h do primeiro dia da Semana da Diversidade de Nova Iguaçu. A película me surpreendeu ao contar a história da transexual Sabrina Bree Osbourne (Felicity Huffman), nascido Stanley Osbourne. Ela está prestes a conseguir a autorização de sua psicóloga para fazer a cirurgia de troca de sexo. Transexualismo é um transtorno de identidade sexual no qual a pessoa abomina seus órgãos sexuais. Ao tratar com muita compaixão e tolerância esta questão, o filme faz com que o público olhe com outros olhos para o personagem.

Agora, imagine você que confusão. Uma transexual que odeia seu órgão, ainda que tivesse consciência de que não precisaria operá-lo para viver sua sexualidade como uma mulher, tal como desejava. Às vésperas de fazer a cirurgia, ele recebe uma ligação de Nova Iorque, e obtém a notícia de que seu filho de 17 anos está preso. Como assim? Filho? Acho que reagi com a mesma surpresa  do personagem.

Neste fabuloso ponto de virada do filme, Bree resolve sair de Los Angeles, cidade onde mora, para poder retirar seu filho da cadeia. Porém fica a curiosidade: como ela teve esse filho? Sabemos depois que, na época de universidade, Bree tvirar um namoro com uma colega, cujo fruto foi esse filho que se encontrava preso. Brincando Bree dizia que esta tinha sido uma relação lésbica e, por isso, ainda se considerava virgem.

As dúvidas começam a rondar a cabeça das pessoas com a entrada em cena de Toby (Kevin Zegers), que Bree passa a visitar na condição de missionária de uma igreja. Será que ela irá desistir da cirurgia? Além de ser uma verdadeira viagem pela América e se ser muito bem dirigido por Duncan Tucker , a atriz Felicity Huffman justifica plenamente o Globo de Ouro que ganhou com esta atuação. Eu nunca vi uma mulher interpretar um transexual masculino de forma tão convincente e realmente pensei que era um transexual, ou ao menos, um homem. Só fui descobrir isso depois que pesquisei mais sobre a atriz, que pensava que era ator.
Veja a sinopse do filme:

Transamérica é a história de uma mulher transsexual chamada Bree que, uma semana antes de fazer a cirurgia genital, descobre ter um filho de 17 anos que precisa de ajuda. Sua psicóloga a proíbe de se submeter à cirurgia sem resolver esse assunto. Bree viaja para Nova Iorque a fim de encontrar o garoto. Num autêntico road movie, Bree e o filho iniciam a viagem de volta para São Francisco e, no caminho, muita coisa acontece.

Assista o trailler do filme:

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI