Bando de cozinheiras

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

por Luiz Gabriel


Todas as formas de violência são abordadas no espetáculo “Guerra dos Canudos”, dirigido por Renato Penco. Livremente inspirado no livro “Os Sertões”, de Euclydes da Cunha, a peça é uma sátira ao livro e ao fato histórico que deu origem a esse que é um dos maiores clássicos da literatura brasileira. O espetáculo é uma das 24 atrações da Teia da Baixada, que ocupará o teatro e a quadra do Sesc Nova Iguaçu ao longo dos dias 9 e 10 de setembro. A apresentação será no dia 9, às 16h.

Aqui, Antônio Conselheiro vira Antônia Cozinheira e lidera uma grande revolução, fazendo as mulheres da cidade concordarem com suas ideias de liberdade e independência através dos estudos. A palavra Canudo aparece como a metáfora do conhecimento e da liberdade de pensamento. O espetáculo é uma tragicomédia, onde o público é levado a refletir sobre as conquistas e direitos da mulher brasileira, sem perder o humor e a irreverência, uma marca do Grupo Cochicho. “Queremos levar as mulheres à reflexão e saírem do espetáculo com a tal pulguinha atrás da orelha”, afirma o diretor Renato Penco.


O “Bando da Cozinheira” é formado por Josefina, Maria e Gardênia, sendo que cada uma delas representa um tipo de sonho e repressão vivido pelas mulheres. Mas os planos de cozinheira podem ser abalados por Severina, Joana e os homens que farão de tudo para deter Antônia. Concebido como um espetáculo de rua, “Guerra dos Canudos” tem em comum com o clássico de Euclydes das Cunha o desejo de igualdade, justiça e principalmente liberdade de direitos para todos.


Com produção de Thaissa Vasconcellos e assistência de produção de Flávio Henrique e Desirré Luise, os atores Amanda Zagnoli, Anaterra, Cris Cota, Diego Lessa, Fabiane Dias, Isaú Junior, Lenildo Luna, Marcela Carvalho, Renato Penco e Rosa Santos prometem fazer o público se divertir, se emocionar e refletir. Os atores participaram de processo de oito meses de preparação do espetáculo com pesquisas e ensaios, para o resultado final chegar a um espetáculo irreverente para um assunto sério e necessário de ser discutido e combatido. A Ong Fase/Saap é a principal patrocinadora do espetáculo, acreditando que o Teatro é um forte aliado e uma das formas mais importantes no combate a todas as formas de violência contra mulher.

Além das apresentações nas praças de Mesquita, o grupo se prepara para apresentação na Teia da Baixada 2010 pelo Ponto de Cultura Leitura Viva do Centro Cultural Oscar Romero. A Biblioteca e Centro Cultural Oscar Romero,localizada no centro de Mesquita, na Rua Elpidio 530, foi fundado no dia 1 de Abril de 1985 por jovens jovens católicos da Paróquia São José Operário interessados na criação de um ponto de encontro educacional e cultural. "A Biblioteca de Mesquita é fonte de pesquisa para toda cidade, um lugar calmo, arejado e perto de casa”, diz a estudante Jaciara Dantas.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI