Democracia cultural

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

por Renato Acácio

É com muita emoção que os produtores culturais e artistas do município de Nova Iguaçu comemoram: estão abertas as inscrições para a segunda edição do edital do Fundo de Cultura Municipal Escritor Antônio Fraga! O fundo, que beneficiou na sua primeira edição 38 grupos, dos quais muitos já foram executados e com 48% de contas prestadas, é hoje uma referência nacional em política cultural no país. Fruto de muitos anos de luta protagonizada pelos agentes culturais da cidade, o edital se consolida na sua segunda edição como uma política democrática e vitoriosa para a cidade de Nova Iguaçu.

Na cerimônia de lançamento do edital, na noite da segunda-feira passada, no teatro do Espaço Cultural Sylvio Monteiro, três gerações de artistas e produtores se encontraram para se interarem da nova edição do edital e comemorar o que em sua quase totalidade a classe artística da cidade considerou um grande avanço. "Nova Iguaçu hoje é uma vanguarda nesse quesito, mas muito ainda há de ser feito, precisamos estender essa ideia a outros municípios e batalhar ainda mais para que 1% do valor do orçamento da Prefeitura seja depositado no fundo Antônio Fraga", declarou o vereador Carlos Ferreira na mesa da cerimônia à emocionada plateia.

Apesar do pioneirismo de Nova Iguaçu no campo da cultura, fica o desejo geral de que o fundo se torne uma política de estado definitiva, independente de governos. "Estamos aqui comemorando o segundo ano do fundo escritor Antônio Fraga. Espero que um dia não tenhamos que comemorar mais, que isso seja arraigado na nossa batalha pela cultura aqui em Nova Iguaçu, assim como vem sendo com os pontinhos. Realmente, todo mundo é cultura aqui, não só o centro", afirmou o secretário de promoção social Sebastião Berriel na cerimônia de abertura.

Anderson Barnabé, um dos coordenadores da Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu e um dos grandes agentes culturais da cidade, fez um apelo emocionado para a plateia que lotava o teatro. Abatido pelo fim da Escola Livre de Música Eletrônica e do futuro incerto da Escola Livre de Cinema, Anderson Barnabé, representando o conselho de cultura da cidade, ele convocou a classe artística a se apossar do Fundo Municipal de Cultura. "Vamos lutar para transformá-lo em política de estado e não de governo. Mandem seus projetos, corram atrás da prestação de contas!" disse ele, que também é vice-presidente do Conselho Municipal de Cultura.

Consolidação

Para o atual secretário de Cultura e Turismo Écio Salles, que fez questão de lembrar que o Fundo Municipal de Cultura começou a sair do papel na gestão de Marcus Vinicius Faustini, esse é um grande momento para a cidade de Nova Iguaçu. "O grande desafio na primeira edição era tornar esse sonho em realidade, tínhamos uma situação favorável no sentido de construção de uma história, foi o tesão da primeira vez. O atual momento é ainda mais importante, porque representa a consolidação de uma aposta que poderia ser abandonada, mas que ao contrário disso foi reiterada de forma mais organizada, democrática e ainda mais próxima de um ideal desejável para a cultura na nossa cidade."

A segunda edição do Fundo Municipal de Cultura apresenta algumas novidades este ano, além do aumento para 400 mil reais para conceder apoio financeiro para desenvolvimento de trabalhos artísticos e culturais na cidade. Uma delas é a divisão por grupos de projetos contemplados. Serão selecionados ao todo 30 projetos: 5 deles receberão 20 mil reais, 10 projetos 15 mil reais e outros 15 até 10 mil reais para desenvolvimento de projetos a serem realizados no espaço cultural Sylvio Monteiro. As inscrições vão até o dia 1 de Outubro na Secretaria de Cultura e Turismo de Nova Iguaçu. E caso alguém não saiba ou tenha pouca experiência com editais de cultura, mais uma vez a democracia reina na segunda edição do fundo. Dia 14 de Setembro Sandra Mônica dará uma oficina no Espaço Cultural Sylvio Monteiro para auxiliar os interessados inexperientes a enviarem seus projetos.

Aos poucos a cidade de Nova Iguaçu vem ganhando visibilidade nacional no campo da cultura e educação, com o IGUACINE e o projeto Bairro-escola. Agora o momento é crucial para que o munícipio assuma de vez um lugar privilegiado e de referência em riqueza cultural. Inscreva já o seu projeto e ajude a divulgar e perpetuar a nossa cultura!

1 Comentários:

mundo anime disse...

ótima reportagem,parabéns com conteúdo explicativo e ótima organização na escrita.

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI