A gente quer sempre mais

domingo, 12 de setembro de 2010

por Marcelle Abreu

 
O Grupo Sócio-Cultural Código de Japeri marcou presença no último dia da Teia Cultural e deixou o público extasiado com a apresentação do espetáculo Sete Cabeças.

Todos que estiveram presentes se envolveram com a peça, que faz com que você se identifique com algum dos personagens em seu decorrer.


A peça retrata os sete pecados capitais e para melhor entendê-los há um personagem intitulado “VOCÊ”, que ao longo do espetáculo escreve um livro relatando as discussões que tem consigo próprio. No fim, ele inicia outro livro com a mesma linha de raciocínio.

Os sete personagens (ira, gula, vaidade, luxúria, inveja, preguiça e avareza) estão presos no mundo e tentam se libertar, porém só um poderá sair. Nessa disputa, começam a mostrar sua personalidade.
Ao longo da encenação, eles cantam músicas compostas especialmente para o espetáculo, que realçam a intenção da peça.

Apenas no final, o personagem “VOCÊ” se apresenta como tal. Antes ele faz suas reflexões, porém sem se identificar e depois de fazer com que todos pensem, reflitam e se encontrem nos personagens, ele se apresenta como sendo nada menos, nada mais que “VOCÊ”. Esse você a quem ele se dirige é nada menos que eu, você, todos nós, que somos humanos e moramos nesse mundo feito de erros e acertos. Onde a pessoa que julga hoje é julgada amanhã. Onde o que é certo pra mim, é errado pra você. Onde as pessoas se acham espertas o suficiente para passar por cima das outras ou sentem preguiça demais para ajudar o próximo ou até mesmo preguiça de viver.

“Sete cabeças é uma peça superinteressante, ainda mais da maneira que ela retrata os sete pecados e a interação com o público. E o personagem você é um autorretrato da pessoa que está assistindo ao espetáculo e isso mostra que todos somos pecadores, independentemente de quem seja. Cada um pode ter um, três ou como ele na peça, ter os sete pecados”, comenta o jovem repórter Jefferson Loyola ao final do espetáculo.

A peça, que tem duração de 1h10, teve que ser reduzida a 50min devido às regras do evento e com isso houve nervosismo e correria. Além da troca de duas atrizes que tiveram que ser substituídas em cima da hora. “Devido ao corte de 20 minutos da peça original, as substituições de última hora, e a correria, eu acho que faltou um pouco, porém a mensagem foi passada da mesma maneira. Eu só acho que já fizemos apresentações melhores, mas me sinto bem, fizemos o que era pra ser feito hoje”, afirma o ator Uelinton Fraga, que interpreta o personagem “VOCÊ”. Intérprete da gula, Juliana França. “Por mais que seja perfeito, a gente sempre vai achar que poderia ter sido melhor. É uma cobrança que sempre acontece”, finaliza.

7 Comentários:

Gabriela Noel disse...

Eu ADOREI a peça... realmente a gente para e reflete sobre a nossa vida ao fim do espetaculo.Além disso o amor com que esses atores trabalham é sem duvida fantastico!

Juliana França disse...

O Grupo Código e principalmente o elenco do "7 Cabeças" agradece o carinho, a atenção e o incentivo que todos nos deram e estão nos dando. Em nome deles, os seus, os meus e os nossos PECADOS! Muito obrigada!!!

Natassia disse...

shooow de mateeriia heem!
Paraabeens,

Jefferson Loyola disse...

Eu tou ai?! o.O rs'
Como sempre suas matérias são otimas Cecele.
Bjus a mantenha a mesma linha sempre, você irá longe.

A cada dia que passa você melhora .. mais e mais!
Adorei a matéria e a peça parece ser muito interessante .. afinal de contas, todos nós somos pecadores!
kkkk'

Anônimo disse...

oi, muito obrigado Marcelle.
agradeço por ter acompanhado os pecados. gostei muito da materia. e muito obrigado pelo comentarios deixado sobre o espetáculo. espero ter conseguido passar um pouco das minhas duvidas e definições sobre nós, ser humanos.
bjkas para todos , os que assistiram, os que escreveram, os meus dedicados atores. aos pecados. a Deus principalmente.
bjkas!!!
até a proxima!!

Bruno W. Medsta

Ingrid Castro disse...

Muito boa a matéria exaltando os meus conterraneos!
Japeri também é CULTURA!
Obrigada amiga... adoreeei!
=]

Vou continuar acompanhando as suas matérias.. Você escreve muito bem!

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI