Os campeões da web

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

por Wanderson Duke

Quando provedores de hospedagem de páginas começaram a disponibilizar esse serviço para usuários da internet, surgiram os famigerados blogs. Logo, milhões de pessoas conectadas a esta rede começaram a usufruir como bem entenderam essa nova experimentação. Surgiram blogs em forma de diário, outros de crônicas, tirinhas de cartoons e por aí vai. Cada um fez o que bem entendeu com o seu. Mas, como tudo tende a evoluir, a “era blog” –mesmo bastante atual e amplamente usada – acabou produzindo uma vertente em que o método da fala é mais aprazível e de fácil assimilação: são os VLOGS.


Está bem, vamos levar em consideração que você passou o último ano de férias no Acre e não faz ideia do que estou falando. Tenha paciência. Eu explico. Enquanto no blog se tem a escrita como ferramenta de comunicação e transmissão do conteúdo, no vlog a coisa muda um pouco de figura, já que esta comunicação é feita por meio do vídeo. Ou seja, na essência, só muda a apropriação da ferramenta. Uma é a escrita; a outra, a fala.

Nesse ínterem surgiram canais no site YouTube , onde os vloggers postam de forma aleatória sobre temas diversos. Cada um com sua própria característica. Alguns assumem uma roupagem de personagem . Como no caso do ator Felipe Neto, que já ultrapassou os 10 milhões de exibições no YouTube. No seu canal “Não Faz Sentido”, com um pequeno estúdio montado em sua casa no Méier, Felipe aborda assuntos do cotidiano e cultura pop num tom de comédia. O que já se mostrou bastante eficiente.
Felipe Neto gravando para o seu canal "Não faz Sentido".
Na outra extremidade do navio, temos o paulista por naturalidade e colorista por profissão PC Siqueira – PC vem de Paulo César. A saudação com que inicia os vídeos fica enraizada na mente: “Oi, como vai você?”. PC grava os vídeos no seu quarto sem  usar nenhum aparato técnico, salvo sua câmera, obviamente. Em seu Canal “Mas poxa Vida”, PC relata situações adversas – na maioria das vezes faz um desabafo sobre as coisas que o irritam - em tom bem informal, dando a sensação de que se está mesmo tendo uma conversa. PC já ultrapassou 30 milhões de visualizações.

Toda essa fama no cyberespaço acabou vazando para o “mundo na real”. Tanto o carioca quanto o paulista conseguiram mais do que angariar “views” para seus respectivos canais.  Eles conseguiram trabalhos nos meios audiovisuais ou, no caso do ator Felipe Neto, conseguiu uma vaga na Agência de Atores DNA. Já o paulistano possui um quadro na MTV.
Lola - Buldog Francês do PC Siqueira.
Obviamente que, no início de tudo, nenhum deles tinha grandes ambições com seus canais. PC Siqueira já disse em inúmeras entrevistas que somente estava entediado e um pouco bravo por não ter conseguido assistir ao filme Avatar, de James Cameron, como desabafo em seu primeiro Update no site. Mas as oportunidades chegaram.

Siqueira e Neto se aproveitam de sua popularidade para anunciar produtos durante as filmagens - exatamente como em um programa de TV. PC já conseguiu até mesmo uma Buldog Francês, chamada Lola, que é o grande charme do seu canal. Em todos os vídeos em que dá o ar de sua graça, suas aparições são memoráveis.                                                                              
                                                                                                      
Ambos foram indicados ao prêmio Webstar da MTV, que terá premiação hoje, às 22h. Portanto, não deixe de assistir aos canais desses dois vloggers de grande talento e que mostram como ninguém como a internet pode ser usada a seu favor.

12 Comentários:

Déh disse...

Adorei a matéria, Duke!
Nunca os assisti, mas sempre tive vontade. Depois desse post, a minha vontade triplicou!
Beijos e sucesso. Aos três.

Anônimo disse...

PC siqueira!!! Haha. O melhor, apesar de ser paulista. Queria que ele tivesse ganhado. Votei nele a madrugada inteira. Infelizmente Felipe Neto ganhou,fazer o que,né?


Anderson mello

Anônimo disse...

Ah,Anderson, são Vlogs bem diferentes,não é mesmo? Felipe Neto é muito mais engraçado -mesmo ele não sendo humorista. Acho que isso pesou a favor dele.
Ah,já ia esquecendo: texto legal,gostei bastante. Não conhecia esse blog e uma amiga me enviou o link dese post. Legal!!

Douglas Novaes

Anônimo disse...

Essa richa não tem sentido. Vamos só curtir os vídeos,galeRE! Post bacana.
abc

Anônimo disse...

ué, precisa ser humorista pra ser engraçado,Anderson? cada um...
Deu pra notar, pelo texto, que o Wanderson curte mais o PC! Acertei?

Duda

Anônimo disse...

A-d-o-r-e-i o texto, Wanderson Duke. Faz tempo você não postava nada aqui,hien...
Não deixe-me sem lê-lo,por favor.

bjos.

- taiane

Anônimo disse...

hehe. Cantada aqui não pode não,minha gente! Peg o e-mil dele no orkut do CULTURANI,hahaha

Cultura POP é com esse cra aqui mesmo. Grande abraço,irmão. Belíssimo texto.

ERick

Anônimo disse...

Felipe Neto é mestre...

Anônimo disse...

hahh
Essas cantadas no culturaNI.

Anônimo disse...

Acre, eu ? Sou câmera, mano. E aí!? E aí!?

opospopasopospoaspos

DaNn

Yasmin Thayná disse...

Não gostei da brincadeirinha que o senhor, Wanderson Duke, fez ao Acre - um estado importante pro nosso país. Isso é preconceito.
Mas até que você não escreveu mal não ein.
(ponto final)

Wanderson Duke disse...

Muito importante. Concordo,claro...

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI