Santa Teresa abre suas portas para você!

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

por Robert Tavares


"Abra as portas, Santa Teresa. Abra o Mundo, me deixe entrar", era com essa quase súplica em tom de cantiga que minha mãe me acordava aos sábados ensolarados durante a infância. Com o passar do tempo, a tal frase foi ficando esquecida, à medida que meus pés e barbas cresciam e passei a frequentar Santa Teresa. O primeiro e tão esperado passeio de bondinho, a visita às lojinhas de artesanato, as casas que deixam clara a influência da imigração italiana e até mesmo os moradores do bairro. Tudo me causava alegria e acelerava o coração, como um misto de excitação e medo, como algo muito extremo que te coloca em uma corda bamba, onde você fica com medo e a certeza de que cairá a qualquer momento - minha queda no caso era ter que ir embora daquele bairro tão bucólico e encantador.

Foi assim que descobri o "Santa Teresa de postas abertas", que acontece há 20 anos no bairro e já foi incluído no calendário cultural da cidade. Com o intuito de atrair turistas e divulgar o trabalho dos artistas locais, os moradores abrem suas portas para receber pessoas de todos os cantos do mundo. Foi então que vi a oportunidade de me manter por mais algum tempo no bairro!

Nesta edição, cerca de 48 ateliês, com obras de 77 artistas, e 19 espaços culturais abrirão suas portas para que o público entre sem bater no território de quem colore a cidade. As visitações poderão ser realizadas das 10h às 19h, promovendo no bairro um verdadeiro burburinho cultural. Na animação de "Santa", há ainda espaço para um roteiro gastronômico e de compras, entre os 18 estabelecimentos que também estarão funcionando.

Isso é o Rio de Janeiro servindo mais uma vez como um "acelerador de processos criativos". Este fim de semana é a última chance para conhecer toda a mágica que Santa Teresa tem a oferecer. Eu já reservei espaço na minha agenda, e você?

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI