Sonho de brilhar

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

por Marcelle Abreu e Yasmin Thayná

O grande encontro de pontinhos de cultura da Baixada Fluminense, criou oportunidades para todos os tipos de públicos. Prova disso é o Conexão Modelos de Nova Iguaçu que estreou alguns jovens na passarela pela primeira vez.




Alguns deles já estão no projeto há algum tempo e por isso já sabem como é, porém outros, como Alexandra Dias, estão apenas há 3 semanas e já começam com um desafio, tendo que desfilar e circular pelo evento vestindo modelos variados de jornal. Eles puderam usar a criatividade para montar o figurino. “É uma experiência nova, apesar de eu já ter desfilado antes eu nunca usei algo desse tipo. É bem diferente e eu estou gostando”, conta Mayara Cardoso que começou nessa carreira por acaso, quando foi parada na rua por uma das coordenadoras do Miss Baixada, onde esta a convidou a participar. Mayara de inicio não levou muita fé, mas resolveu arriscar e no final foi surpreendida com o titulo de miss baixada queimados 2009 e foi quando acreditou que podia conseguir ir mais longe e entrou para o projeto. E agora está tentando a vida como modelo. Ela que é estudante do 4º ano de formação pra professores, acredita num futuro promissor nas passarelas. “Eu passava e as pessoas me reconheciam, e eu gostei disso por isso resolvi dar continuidade”, conta ela que depois de ter ganhado o concurso, a coordenadora Patrícia de Paula, que a incentivou, passou a chamá-la de minha menina de rua, pela maneira que ela a conheceu. “Se eu fosse miss apenas da minha cidade, num concurso que não tivesse visibilidade, não faria diferença alguma, porém eu ganhei um concurso que passou na televisão e no programa do Wagner Montes que tem bastante audiência e com isso eu já fiquei ‘famosinha’ na minha cidade e isso só foi possível por ter sido televisionado e eu gostei disso” conta orgulhosa.


Joyce Medeiros, 19 anos é uma das mais antigas, já trabalha dando aulas para o grupo. “Eu estou gostando, eu gosto de aparecer. Meu sonho não é ser modelo e sim estar na mídia” afirma.
Enquanto para as meninas o mais importante é aparecer, ser o foco e atrair todos os olhares, Jhony entrou no projeto com intuito de consertar a postura e não de ser modelo. “Eu não quero der modelo, essa carreira tem duração curta, e eu não quero isso pra mim”, diferencia.
Idéia da roupa
A idéia de o traje ser jornal foi do Edilson, coordenador do projeto. Ele quis buscar o jornal impresso, pois hoje mesmo com a internet, ele firme e forte e é um meio de comunicação importante, onde traz as informações.

Mês passado teve um desfile cujo tema foi: “Letras que falam”, que também é uma peça teatral que se apresentou na Teia. A idéia era que todos usassem jornal preto e branco, mas alguns não seguiram o esquema. A idéia do jornal surgiu a partir desse espetáculo.

“Pra mim, a idéia de por a gente pra desfilar assim é um teste, pois para muitos hoje é o primeiro desfile e o Edilson quer nos avaliar, ver se somos capazes de enfrentar qualquer coisa. É fácil começar vestindo uma roupa de grife onde você vai ficar maravilhosa”, disse Mayara Cardoso.

“Muitos deixaram de participar do evento por ter que desfilar usando uma roupa feita de jornal. A gente tem que ver que nem tudo é luxo, temos que encarar tudo”, contou Alexandra de Souza.


CULTURANI: Como é passar e atrair os olhares das pessoas?

ALEXANDRA: “Para quem não sabe o que a gente tá fazendo aqui é bom, pois eles ficam intrigados tentando adivinhar.”

JOYCE: “Eu me sinto o centro das atenções. É maravilhoso. Algumas pessoas olham e riem, mas apesar disso eu continuo desfilando. Seja de jornal ou com qualquer outra roupa, o importante pra mim é ser notada. Meu objetivo é que um dia eu possa andar nas ruas e ser reconhecida pelas pessoas. Que essas olhem e digam “Olha, essa é a Joyce” e com isso me sentirei realizada.”

CULTURANI: E se não der certo?

JOYCE: “Se não der certo eu tento outra carreira, desde que eu apareça. Pretendo fazer faculdade de arte cênica caso algo de errado.”
ALEXANDRA: “Como a carreira de modelo começa muito cedo, eu vou tentando. Se até os 18 eu ver que não ta dando certo, eu faço jornalismo”
CULTURANI: O que é ser famosa?

MAYARA: “Pessoal saber seu nome, querer saber de você. Não é sinal de felicidade, mas eu gosto e depois que eu provei isso, ganhando o concurso de miss, eu só quis e quero mais.”

JOYCE: “A música Famosa da Claudia Leite explica.”

ALEXANDRA: “Pra mim, não se resume apenas a aparecer, mas eu fiz teatro e agora estou na carreira de modelo, pois tenho vontade de conhecer gente famosa, estar na área vip e eu gosto dos flashes.”

1 Comentários:

Gabriela Noel disse...

Maravilhosas as meninas neh?! Muito interessante a ideia do desfile e sem duvida o evento no sesc foi sensasional. Brilhante a matéria Marcelle e Thayná, vocês são otimas reporteres. Muito Sucesso!

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI