Teatro cívico

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

por Hosana Souza

A primavera chegou e praticamente nada mudou. Mas, sendo está a estação das flores e das paixões, eu trago três palavras – e uma história apaixonada - para você, caro leitor do Cultura NI. Ônibus, determinação e alegria. Aparentemente essas palavras não têm nenhuma relação; entretanto, elas podem definir com perfeição a história da professora Christiane Ferreira e seus alunos da Escola Municipal Odir de Araújo. Agora, vamos por partes.

Na última terça-feira, tinha marcada uma consulta com o dermatologista; como sempre atrasada, entrei no primeiro ônibus que apareceu – mesmo sendo aquele um que me deixaria muito longe do local desejado. Como que por destino, percebi naquele Salutran Nova Iguaçu – Austin várias crianças da rede municipal de ensino, com seu característico uniforme azul, espalhadas em trio pelos bancos. Fui, então, acometida por um misto de curiosidade de Jovem Repórter e paixão por crianças típica de Normalista. Após uma breve observação, cheguei perto daquela que julguei ser a responsável pelo grupo; uma mulher alta, de sorriso largo, com óculos de aro fino, uma roupa roxa e uma criança no colo.



Christiane me explicou que estava levando as crianças para participar do ENCONTRARTE 2010, pois sua escola já participa do evento há dois anos. “Nós procuramos nunca repetir as crianças”, me explicou a professora. “Nós temos aqui 38 crianças, desde o pré até o quarto ano”, conta com um sorriso.

Tudo começou há alguns meses, na organização do desfile cívico da escola. Como atualmente as crianças não estão lá muito fãs de marchar no Sol durante o feriado, a escola promoveu uma série de eventos para agradecer e estimular as crianças que colaborassem com o 7 de setembro.

“O projeto foi um sucesso. Elas queriam tanto ir para os passeios que colaboraram com tudo. Nós dividimos em atividades. A primeira é a ida ao ENCONTRARTE, a segunda a ida ao Bondinho do Pão de Açúcar e a terceira uma visita à Quinta da Boa Vista”, diz. “As crianças que participaram do desfile tiveram uma semana para escolher para onde desejavam ir. Formadas as listas nós estamos partindo para o ataque”, brinca.

O sonho da primeira ida ao teatro das crianças era tão grande que mesmo sem condições a professora se sentiu obrigada a realizá-lo. Sem condições de fretar uma van e sem o apoio de nenhuma empresa de ônibus, Christiane pegou algumas cartelas do passe escolar que estavam sobrando, chamou uma mãe e uma de suas estágiarias e partiu para o SESC de Nova Iguaçu.

“Nós vamos assistir a uma peça da Cinderela”, diz com um animado brilho no olhar a pequena Beatriz, 9 anos, do terceiro ano do ensino fundamental. “Estou levando vários biscoitos”, completa animada Joiceane, 9, colega de turma.

A professora, que já leciona há mais de dez anos assumiu esse ano a direção adjunta de sua escola, orgulha-se do magistério tanto com os pequenos quanto com os novos profissionais, pois também dá aulas no Instituto de Educação Rangel Pestana. Quanto aos próximos passeios, Christiane permanece animada: “Nós vamos usar a verba do Mais Educação para fretar a van para a ida ao Rio de Janeiro, para ir lá não tem outra maneira”, diz agradecendo a atenção e se despedindo enquanto eu percebo que já estou na outra metade do município e bem mais atrasada para a consulta.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI