Teia de Encantos

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

por Tuany Rocha

A Teia da Baixada 2010 começou em grande estilo na ultima quarta-feira, apesar da tensão e da correria que antecedeu a solenidade de abertura. Arrumação do teatro, o livro de assinaturas, os catálogos e folders - tudo foi feito em cima da hora, e com uma razoável dose de estresse. Apesar do nervosismo da equipe, o resultado da comemoração de mais uma grande conquista mostrou que todo esse trabalho está valendo a pena.

A noite de quarta foi repleta de muita cor e diversidade. Apesar do tempo chuvoso, o Espaço Cultural Silvio Monteiro ficou lotado de pessoas de toda parte e de todas as idades. Parecia mais animado que nunca, e não só pelo numero de pessoas “A Teia de Fortaleza foi ótima, é maravilhoso pensar que vamos ter essa troca de energias com as pessoas daqui, poder interagir e criar vínculos”, disse Jorge Braga, Presidente do Grupo Código em Japeri.


Com o som dos tambores do Grupo Afoxé Maxambomba durante o cortejo deixou claro, nos sorrisos e gingados corporais, o quanto essa Teia está envolvendo a todos. A imagem se reflete nas belas palavras de Macedo na apresentação que antecedeu a exibição do vídeo de chamada e os discursos da mesa. “A Teia é tecida com alegria e arte, quem poderá se ver livre de seus encantos?”

Iluminados pelos flashes, os convidados foram se posicionando a mesa e receberam de presente as camisas da Teia Baixada 2010 pelas mãos das lindas crianças da Casa de Anyê e do Afoxé Maxambomba. A palavra inicial da mesa ficou com Paulo Cesar, que depois de cantar um jongo cuja letra pede chuva para apagar os rastros de negros fugidos diz que as coisas mudaram. "Hoje nós lutamos para que nosso rastro não se apague.”

O Secretário de Cultura Écio Salles interrompeu seu próprio discurso e pediu a Nike que desse uma palhinha de seu Beat Box. “Essa é a prova de que se pode fazer cultura com muito pouco”, disse ele depois da breve apresentação do músico. Em seguida, passou o microfone para o adjunto Egeu Laus, o grande organizador do evento. "Vocês têm que se apropriar do evento", disse Egeu Laus. “A nossa Teia só vai crescer e ganhar mais força.”

Tetê Catalão, da Secretaria da Cidadania Cultural do Minc, falou do orgulho e alegria de estar presente naquele momento vivido pela Baixada. “A Teia é um evento grande que se tornou tradicional no Brasil, é maravilhoso ver isso acontecer aqui.” Tetê também lembrou do tempo que viveu na Baixada. “No tempo que morei na Baixada, eu pude perceber que a verdadeira essência daqui é resistir sempre.” E concluiu dizendo uma das frases que considera a marca registrada da Teia. “Se tem o dom, reparte com”.

Houve ainda os discursos do representante regional do Minc, Adair Rocha, e do Coordenador de Economia Criativa da Secretária do Estado do RJ, Marcos André. As palavras de encerramento da mesa ficaram por conta da Prefeita Sheila Gama, para quem Nova Iguaçu é o “pulmão” da Baixada. “Quanto mais forte for a Teia, melhor será a preservação e desenvolvimento da cultura, o fio não se rompe”, disse a prefeita, depois de parabenizar Écio Salles pelo belo trabalho que vem realizando à frente da SEMCTUR.

A festa de abertura terminou regada de um delicioso “Feijão Amigo” ao som contagiante do Grupo Batucadas B.F., seguido pela galera da Radio Rua. Poder estar presente no nascer de um grande encontro como a Teia Baixada traz aquela sensação de que é o inicio de uma nova etapa cultural para a Baixada, etapa essa que tem como palavras chave a diversidade cultural e o fortalecimento de nossas raízes. É como as sábias palavras de Macedo no inicio da noite. “A Teia é tecida com alegria e arte, quem poderá se ver livre de seus encantos?”

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI