Genética da Baixada

domingo, 14 de novembro de 2010

por Vinícius Tomás

Apesar da chuva e do feriadão, um grande público passou pela Espaço Cultural Sylvio Monteiro nesse sábado, dia 13 de novembro, para participar da “Genética Cultural”. O evento misturou música, dança e teatro.

O evento começou com a peça “Eu, realidade falsa”, da Cia de teatro El Shamah, de Belford Roxo. O espetáculo mostra a vida de um jovem desde o seu nascimento até a tragédia que marca a sua vida, e sua redenção, com uma mensagem religiosa. Tudo contado através do Teatro Narrativo, com citações aos maus hábitos da sociedade e perguntando se diante de uma realidade cruel e uma família desestruturada uma criança pode ter alguma perspectiva de futuro. Embora seja formada por jovens de diferentes denominações de igrejas evangélicas, a questão religiosa não é o único foco da Cia El Shamah. “Falamos de Jesus sem esquecer a questão social", diz o ator Luciano Santana. “O que a gente leva para quem assiste é a força que a arte tem”, completa Jean Oliveira, ator e diretor da peça.



Ao fim da peça, e após um sorteio de brindes e bolsas de estudo dos patrocinadores, foi a vez da Cia Dançarte de dança se apresentar. O casal Vana Silva e Rodrigo Garçês executaram uma sensual dança ao som de MPB. Logo depois uma palestra sobre a história do conceito de infância e juventude com as professoras Janaína Rodrigues, coordenadora do curso de ciências sociais da UNIABEU, e Carla Vale, especialista em Infância e Juventude, também da UNIABEU. Por fim, a apresentação em voz e violão de Eddy Vargas, tocando composições próprias e clássicos da MPB.

O curioso nome do evento, segundo o produtor Alberto Ritchelli, tem uma razão de ser. "O objetivo é levar o público a refletir sobre assuntos ligados à sociedade, mas sem denúncia, e sim com reflexão.” Ele aproveita para agradecer aos patrocinadores do evento: Embeleze, Amplamente, By Polly, Universidade UNIABEU e os cursos Seven, de computação gráfica e CEBRAC, de aprimoramento profissional.

8 Comentários:

Anônimo disse...

Sem dúvidas, foi um grandee evento!!!!

Parabens a todos!

Anônimo disse...

nossa evento fantastico. espero ter vrios outro como esse. afinal de contsa baixada est precisando msmo de cultura.

Anônimo disse...

foi um gande espetaculo parabéns a todos.
(aplausos)

Carla disse...

Infelizmente não estava presente no espetáculo pq não sou aí do RJ,mas creio que logo verei aqui por SP!YEah!
Deus abençoe grandemente vocês!
Meu amigo,irmão Alberto Ritchelli sempre juntos em oração!

Att. Carla Bonelli

Luciano Oliveira disse...

Foi um grande evento e muito importante para a baixada fluminense. Creio que, à partir desse, muitos outros virão para dar um "up" em nossos conhecimentos através de reflexão, que é uma das chaves para o sucesso.

Este comentário foi removido pelo autor.

Grande evento mesmo. Foi uma honra fazer parte desse projeto. Nós da Cia Teatral El Shamah parabenizamos a toda a equipe de organização e aos patrocinadores, que acreditaram no projeto. Forte abraço.

' Mi disse...

Nossas cidades deviam continuar sendo atendida de forma cultural assim e continuar explorando isso para nossos moradores.
Cultura! é disso que precisamos

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI