Mídias sociais da Baixada

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

por Larissa Leotério

A divulgação independente da cultura da Baixada anda chamando a atenção e se transformou em projeto de iniciação científica do curso de Comunicação Social da Universidade Estácio de Sá – Madureira.

O projeto “Divulgação da Cultura da Baixada Fluminense mediada pelas mídias sociais da internet”, que é liderado pelo jornalista, professor e doutorando em Ciência da Informação pela UFRJ/BICT, Márcio Gonçalves, visa elucidar como a divulgação da cena cultural da Baixada, sobretudo do município de Nova Iguaçu, é tratada pelas mídias sociais e pelas redes sociais na internet.


Aprovado pelo Edital de Seleção de Projetos 2010, promovido pela pró-reitoria de pós-graduação e pesquisa, o trabalho será apresentado na segunda edição do Fórum da Cultura Digital Brasileira, entre os dias 14 e 17 de novembro, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo.

Este ano, a proposta do fórum é dar visibilidade aos processos emergentes na rede, às diferentes comunidades de práticas e interesses que se organizaram ao longo do ano, levantando questões e propondo formulações para subsidiar políticas públicas de cultura contemporânea. Cidadãos ou instituições nacionais e internacionais de governos, da sociedade civil e do mercado podem participar do debate ministrando oficinas, apresentando trabalhos de pesquisa acadêmica, redes de trabalhos e relatos de experiências no campo da cultura digital. Entre as personalidades confirmadas para os seminários deste ano, estão o cantor e incentivador do evento, Gilberto Gil; John Perry Barlow, fundador da Electronic Frontier Foundation; Jean-Pierre Gorin, professor e um dos criadores do grupo de cineastas Dziga Vertov; Bob Stein, e diretor do Institute for the Future of the Book.

Como o professor Márcio Gonçalves explica, a maior parte dos eventos culturais da região da Baixada Fluminense não são noticiados pelos grandes jornais e redes de televisão: “Queremos saber quem são esses agentes culturais, como eles divulgam suas ações.”

1 Comentários:

Jonas, o Bardo disse...

\o/

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI