Moda da periferia

sábado, 13 de novembro de 2010

por Jefferson Loyola

O Periferic fashion day – Recortes de moda na periferia – aconteceu nesta ultima quarta-feira, 10 de novembro, no Espaço de Cultura Sylvio Monteiro. Com o objetivo de divulgar os designs de moda da Baixada Fluminense, o evento promoveu seis desfiles na noite, fechando com a Pimenta Rosa. Esta foi a chance de mostrar para as pessoas que também existe moda na periferia, e mesmo que não entre nos desfiles do Fashion Rio, tem eventos conceituados e bem organizados para a divulgação dos mesmos.


O evento foi realizado sem nenhum patrocínio, mas isso não atrapalhou o andamento de todo o processo. Tudo organizado pelo Cabaret Coletivo Produções de Moda e Manifestações Culturais, dirigido por Wellington Himotto e Bruno Vicenzzo, que tem como objetivo fomentar o desenvolvimento das inúmeras visões de moda e arte de estilistas e artistas da periferia. Os modelos foram cedidos pela agência World Casting, de Duque de Caxias, e tiveram ensaios com o coreógrafo e diretor de passarela Rodrigo Spoladori.

O desfile e a noite foram comandadas pela DJ Leda, que a cada desfile fazia uma breve apresentação da marca que começaria a desfilar. A noite de desfiles foi iniciada com a marca KADI, da empresária de moda Adilene Viana, com seus looks monocromáticos, apostando nas cores fortes, como o vermelho que esteve presente na maioria das peças, e na tão usada cintura alta.


TREY, do empresário Márcio, foi a segunda a entrar na passarela que se transformou o tablado do Espaço de Cultura, trazendo um universo das cores primárias, tronando-se cores flúor e trazendo lindos vestidos “tomara que caia”. As modelos desfilaram em forma de Z e desciam do tablado parando bem ao meio dos dois blocos de cadeiras que existem dentro do teatro do Sylvio Monteiro.


Como a coleção é de verão 2011, a Via Corais, do estilista Leandro, não poderia trazer nada melhor que as roupas de praia: lindos maiôs, biquínis e sungas, passando também pelos acessórios. Além de mostrar que a moda praia não é só roupas de banho, mas também bermudas, e macacões confortáveis e superfrescos para suportar o calor carioca. A direção de passarela feita por Spoladori engrandeceu o desfile da marca, colocando um cenário praia e alguns modelos como se estivessem nas areias, conversando, enquanto as pessoas apreciavam as estampas floridas e o designer inovador das peças.

Anos 80
A quarta marca foi da Design Tuani Padial, que trouxe os looks baseados nos anos oitenta e misturando-os com o universo atual da moda mundial, fazendo uso de estampas geométricas e psicodélicas.


Antes do encerramento com o desfile da Pimenta Rosa, da Juliana Habibi, Robson Rastrelli conseguiu arrancar gritos e suspiros pelas suas peças baseadas no universo masculino cibernético, design muito bem elaborado que se fundem de maneira comercial e conceitual. Abusando e ousando ao utilizar o neon que deu um toque especial nas roupas.

Todos os desfiles apresentavam a coleção verão 2011 de cada uma das marcas. “Pretendemos deixar marcado o Periferic Fashion Day e ano que vem trazer novamente as próximas coleções das mesmas marcas e de outras também. Pois se nesse ano temos seis, ano que vem queremos doze e assim por diante”, disse Bruno Vicenzzo, após o sucesso do evento que lotou o espaço de cultura. Em breve acompanhe por aqui entrevistas com cada um dos estilistas responsáveis pela criação de cada uma das roupas desfiladas no dia do Periferic Fashion Day.

1 Comentários:

Wesley disse...

Está de parabéns a matéria sobre os desfiles realizados aqui na baixada .. Apesar de nñ ser um evento tão famoso quanto ao Fashion Rio, os desfiles aqui na baixada são bem organizados e tenho a maior vontade de assistir um .. Gostei muito :)

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI