O homem do papa

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

por Lucas Lima


Pai, Avó, Bisavó, Flamenguista, Paraibano, Amigo, Nordestino, Marido e agora escritor. Esse é um pouco do perfil de Armando Almeida Lima. Armando é o autor do livro “Resistências e Conquistas do Vidigal”, o mesmo foi oficialmente lançado na ultima semana na própria comunidade que dá nome ao livro, na Igreja Católica de Nossa Senhora da Consolação.

O livro conta um pouco da história do Vidigal, favela situada na zona sul carioca. A visita do Papa João Paulo II e a tentativa de remoção das casas nos anos de 50, 60 e 70, são os episódios narrados. Armando conta que o objetivo maior do livro é deixar a memória viva para todos, principalmente para as novas gerações. “A ideia veio após a morte do papa João Paulo II, que esteve no Vidigal e que temos na memória até hoje. Muita gente mais nova da comunidade pergunta sobre fatos antigos que ninguém conhece. Quis então fazer o livro para que os mais jovens possam assim conhecer do nosso passado, porque mais tarde os mais antigos irão morrer e o Vidigal acaba ficando sem memória”, conta o escritor de 67 anos.

Mesmo com pouca instrução, Armando escreveu de maneira livre, “Minha instrução é pouca, mas deu suficientemente para fazer. A revisora da editora mandou um email me elogiando, porque existiam alguns erros de concordância, e que isso é normal, mas que não existia nenhum erro de ortografia, o que muito me orgulhou”.

Tudo conspirava para o não lançamento do livro, pois além de instrução, faltava também o fator financeiro. “Não tinha e não tenho condições de fazer, esse livro já estava guardado há 4 anos”, mas seu compadre e amigo o incentivou e ajudou na conquista, “ele falou ‘põem essa historia pra frente, isso é uma história que faz parte da história do Brasil’. E me ajudou a patrocinar junto com outra pessoa, que foi a coordenadora da visita do papa no Rio de Janeiro e aqui no Vidigal”.

O presidente da associação de moradores da época, contou na ocasião do lançamento a emoção de receber o papa na sua comunidade. “A emoção de recebê-lo foi algo que não tem como descrever, quando falaram que ele vinha ao Brasil e queria visitar uma comunidade carente, pensei logo no Vidigal, porque a gente fazia um trabalho coletivo, um trabalho social”. O presidente recebeu o pontífice juntamente com sua diretoria, e durante toda sua passagem acompanhou o mesmo. “Ele tinha que ficar uma hora desde a entrada até a saída, mas ele furou esse protocolo e ficou cerca de uma hora e 40 minutos, e eu fiquei todo esse tempo ao seu lado”.

“É uma coisa que a gente só percebe depois que ele vai embora. Quando você ta organizando, segurança, como vai ser, por onde ele vai andar, você não se dá conta, mas depois que ele vai embora você acorda, eu até chorei”, conta com emoção.

A filha mais velha de Armando, Marta Lima, 45, diz que a emoção maior é ver momentos vivenciados por ela mesma narrados e guardados para todos. “A emoção é grande, saber que esse livro é feito por histórias que eu passei. É bom saber que vai ficar pra sempre, porque nós temos na memória, mas não temos como ter a certeza de que todos ficarão conhecendo”. Conta a dona de casa que não acompanhou o processo do livro. “Quando tomei conhecimento o livro já estava quase pronto, faltava pouco pra editar”.

O primogênito, Armando Lima, 38, também não acompanhou as etapas de criação. “Não moro próximo ao meu pai, mas ele sempre me contava, e causava uma expectativa, porque foram histórias que eu vivenciei, deveria ter uns 8 anos, até fui uma das crianças que estava na capela pra receber o papa”. Armando Junior conta também uma das curiosidades da visita, “O combinado era ele entrar em uma casa já pré-estipulada, mas o local ficou muito tumultuado, e ele por conta própria entrou na casa de uma senhora chama Elvira, que era mãe do meu pai. Creio que a publicação desse livro seja uma forma dele agradecer as pessoas que fizeram parte dessa conquista da não remoção da comunidade, como advogados e amigos, por exemplo”, conclui.

4 Comentários:

Mayara Almeida disse...

Parabéns pela matéria primo!
Descreveu com clareza a emoção do momento em que nossa família passou!
sucesso a você e ao tio Armando!
beijos

Marcia Almeida disse...

Linda matéria, adorei. Meu padrinho mereceu esta conquista. E você está de Parabéns meu afilhado. Temos grandes escritores na família. Um beijão querido.

Yasmin Thayná disse...

Queria comprar esse livro, lucas!

Lucas Lima! disse...

Yasmin, posso pegar com o meu avó e te entrego sem problemas, tá R$20 se não me engano. Bjus!

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI