Prova de fogo

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

por Jéssica de Oliveira


O post ficará sem foto porque não quero ficar olhando pra uma imagem de violência toda vez que acessar o blog. Não merecemos.

Primeiro escolhi o título, depois percebi o quanto ele se encaixa na situação que o Rio de Janeiro se encontra.

Ontem, fui ao Flamengo para fazer a cobertuda do 1° Encontro Cidade & Cultura morrendo de medo. Muito medo. Tentei não pensar muito no assunto, mas não tinha jeito de escapar dos meus próprios devaneios. Esse Tsunami de incêncios, roubos, arrastões e tiroteios me trouxe muita tensão.

Na ida, qualquer engarrafamentozinho me tirava do sério. Na volta, estava tão nervosa, que para não abrir a porta da van e sair correndo aos prantos, reclinei a poltrona e resolvi dormir. Minutos depois, acordei e vi qua ainda estava parada e então pensei "prefiro sonhar do que ficar com maus pensamentos na cabeça" e assim fiz.


Quando vi que já estava em São João, me acalmei, mas continuei um pouco temerosa. Ainda assim, agradeci a Deus pelo meu dia e por estar ali, naquele momento, naquele lugar. Porque, enfim, coloquei na minha cabeça que apenas Deus pode conduzir meus passos e que ele, no seu infinito amor, não me direcionaria a um lugar onde suas mãos não pudessem me proteger.

Gostaria de entrar no assunto do Estado, em termos mais políticos ou quase isso, já que não posso falar com propriedade alguma além daquela que é dada a uma cidadã. Mas não vou fazê-lo. Não vou gastar energias com isso. Não neste momento. Agora, a única coisa de que quero saber é: aonde a minha cidade linda e colorida se escondeu? Por trás de toda fumaça que encobre nosso lindo céu azul, eu acho.

Quero meu Rio 40° de volta - embora não seja fã de calor. Quero andar pelas ruas de minha cidade tranquila, sem medo daqueles que são meus conterraneos. Quero passear calmamente, livre de tensões pelas ruas que registraram momentos importantes de minha vida, onde eu depositei uma espécie de afeto.

As pessoas não têm o direito de destruir a minha paz. Então irei guardá-la dentro de mim. Vou ficar pelo twitter, de olho nas notícias e dando graças por cada pessoa que sobreviveu a este dia de terror. Beijos e fiquem em paz. Interior e exterior.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI