Fim de um ano nota 10

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

por Jéssica de Oliveira

Fim do ano é sinônimo de quê? Acertou quem disse férias. Mas antes delas, todo grupo que se preze faz a sua confraternização, comemorando o ano que passou e celebrando o que se aproxima. Não é preciso nem procurar muito – aposto que você também participou de alguma neste mês. Um exemplo fácil de grupo disposto a festejar é o Cisane, instituição que atua há 12 anos no bairro Jardim Nova Era, Nova Iguaçu, e que durante 2010 trabalhou para que centenas de crianças, jovens e adultos tivessem acesso a atividades culturais, de lazer e socioeducativas. 

Quem conhece o espaço que Edilso Maceió construiu ao longo de sua trajetória no bairro iguaçuano, sabe o quanto ele costuma ficar lotado em dias de festa, e é claro que dessa vez não foi diferente: “É muito bom ver o Cisane cheio, com toda comunidade comemorando conosco a culminância de projetos como o Projovem Adolescente e a apresentação do ‘Tocando o 7’, nosso projeto de aulas de violinos”, conta. A festa que rolou na tarde do dia 21 foi verdadeiramente um sucesso, mas para Renata Brum, coordenadora do Projovem, a comemoração foi reflexo do ano em que o Cisane atendeu mais de 400 jovens através do projeto do Governo Federal: “O começo foi difícil, os jovens chegaram de maneira tímida, mas hoje já administramos dois pólos além do de Nova Era para atender a demanda de interessados pelas oficinas e orientações”, declara.

Prova de que o Projovem funcionou bem foi a participação ativa dos jovens das oficinas de comunicação online, de audiovisual e de violão. Os dois primeiros cobriram a comemoração, enquanto o segundo apresentou a música “É Preciso Saber Viver”, de Roberto Carlos. “Com o pequeno período de aulas, os alunos ainda não se sentem seguros para tocar, mas sugeriram cantar, enquanto o professor e um outro aluno mais experiente acompanhava no violão”, explicou Úrsula Vieira, orientadora social do projeto.

Além da forte presença do Projovem na confraternização, pais e alunos do projeto “Tocando o 7”  estiveram presentes, entretanto, em posições diferentes: enquanto os alunos acompanhavam o professor Cristiano Veneza na canção “Então é Natal”, pais, avós e tios choravam de emoção na platéia. “Todos sabem que o curso é recente, então ainda estamos ‘engatinhando’. Preparamos isso com todo carinho; recebam como um presente que vem do coração”, discursou o professor.

Neve em Jardim Nova Era

Após a linda apresentação das crianças, Edilso Maceió teve a fala, onde emocionou a todos com uma noticia que viria a ser um dos melhores presentes de Natal que os alunos e seus familiares poderiam ter: “Cada criança que está aqui, dá o seu melhor, então cabe a nós, do Cisane, dar o nosso melhor também. Então é com muita alegria que digo que, com a volta das atividades em 2011, cada aluno terá seu próprio violino para levar para casa!”. Segundo Edilso, a boa nova só pode ser anunciada graças à parceria com o Comitê CARJ de Solidariedade e Cidadania, que doou um cheque de mil reais para que fossem comprados cerca de 8 violinos, complementando os outros 20 já adquiridos através da verba repassada pela Casa da Moeda do Brasil, patrocinadora do Tocando o 7. “Vai ser ótimo ver a minha filha treinar todos os dias. Desde que ela começou o curso, não fala de outra coisa”, revela Mari Aguiar, mãe da Natália, de 12 anos, que diz não pode comprar um instrumento como este para a filha, futura violinista.

Mas não pense você que as “crianças do violino” - como são conhecidas na instituição - foram as únicas a serem presenteadas neste Natal. Todas as crianças atendidas pelos projetos do Cisane foram apadrinhadas e receberam excelentes presentes para alegrar a data festiva ainda mais.

O momento mais esperado por todas elas foi iniciado pela chegada do Papai Noel, que veio em meio à neve. Parecia até irônico: neve num dia de sol escaldante, mas nada é surpreendente quando parte das criativas monitoras que o Cisane tem. “Tivemos a inspiração quando vimos o Edilso tacando farinha na Tânia – Ribeiro, mediadora cultural -, que fez aniversário ontem”, brinca Silvia Zen, enquanto “ralava” isopor.

Foi tudo feito exatamente como manda o figurino. Papai Noel declamando lindos versos natalinos e gargalhando seu melhor “Hou, hou, hou”. As crianças, atônitas, foram chamadas uma a uma pelo nome para tirar foto e ganhar os presentes que o bom velhinho só pôde entregar graças à articulação feita pelo Comitê CARJ, que conseguiu um padrinho para cada criança, que em sua grande maioria, recebeu roupa, calçado e um brinquedo cada.

No final da distribuição de presentes, a festa continuou com um belo lanche servido aos convidados de honra do Cisane: os alunos e seus familiares. Sem mencionar a entrega da 4° edição do Prêmio Amigos do Cisane, que homenageou personalidades que fizeram parte dos doze anos da instituição e a ajudaram a ser o que é hoje. “Nos últimos doze anos da minha vida, eu me tornei o ‘Seu Cisane’. As pessoas me param na rua dizendo ‘ô, Seu Cisane, me dá uma informação’, acredita? Mas isso só aconteceu porque eu tive pessoas maravilhosas ao meu lado, ajudando a proporcionar a todas essas crianças e jovens alegrias como as que elas tiveram hoje. Espero que em 2011 nós possamos fazer muito mais”, afirma Edilso, emocionado, encerrando com chave de ouro o ano que foi nota 10.
 

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI