Jovens e o futuro

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

por Michele Ribeiro


A globalização e um mercado de trabalho cada vez mais competitivo fazem com que os jovens se preocupem mais com sua qualificação profissional. As exigências são muitas, como cursos de línguas, especialização na profissão e experiência.
Os jovens estão chegando ao ensino superior mais cedo e muitas vezes ainda não estão maduros para escolher uma profissão, ainda que diversos sites disponibilizem testes vocacionais para ajudar nessas difíceis decisões. Alguns desses jovens optam por trabalhar e outros por cursos técnicos ou então cursos preparatórios para concurso de nível médio, como foi o caso de Aline Silva, 17 anos, que concluiu o ensino médio recentemente. “Um concurso é a garantia de estabilidade”, afirma a jovem.
Os dilemas dessa fase vão muito além de conciliar realização profissional e boa remuneração. Em alguns casos, os jovens têm que corresponder às expectativas dos pais, que desejam que os filhos façam aquilo que ele não conseguiu realizar. O ideal é que os jovens, mesmo com tanta pressão, não abram mão de sua escolha.
A procura pelas melhores universidades também é grande e por isso o número de jovens que procurarm cursos pré–vestibulares vem crescendo gradativamente. “Prefiro a faculdade pública, por isso estudei muito esse ano ”, diz a estudante Fernanda, 18 anos.
As oportunidades para os jovens são inúmeras, mas eles devem lembrar que as coisas não caem do céu. Um bom conselho é ficar atento aos anúncios em jornais sobre as oportunidades de empregos e os  editais de concursos,  para poderem preparar-se melhor.


0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI