Made in Sampa

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

por Dandara Guerra

Foi uma noite encantadora, com a participação de grandes poetas da periferia de São Paulo. Isso é o mínimo que se pode dizer da caravana de poetas, que aportou no último sábado no Espaço Enraizados, em Morro Agudo. Nada menos que 44 poetas de sete saraus recitaram poemas, nem todos de sua autoria.

Apesar do cansaço de uma noite viajando de ônibus e de um sarau no Complexo do Alemão e outro no Morro do Fallet, os representantes dos saraus Vila Fundão, Elo da Corrente, Palmarino, do Binho, Poesia na Brasa, da Ademar e Suburbano Convicto não deixaram a peteca cair.

Cada um desses saraus tem suas próprias características, mas todos eles têm a mesma origem: o Sarau da Cooperifa, que há nove anos aproveitou o desejo de Bodão transformar o bar Garajão, em Taboão da Serra, em um centro cultural. "Tive a ideia de chamar o Sergio Vaz, um grande poeta da cidade", conta Marco Antonio, mais conhecido como Pezão. "Todas as noites de quarta-feira eram dedicadas à poesia, onde o importante era ler, dar vida ao papel, dar voz ao poema." O sucesso foi tão grande que resolveram criar a Cooperifa, que hoje funciona no bar do Zé Batidão, no Jardim Ângela.

Frequentadores de diversos bairros da periferia paulista levaram a ideia para seus próprios bairros, ajustando-a às características de cada local. "Hoje em dia, o movimento cultural abrange também outras áreas artisticas, como teatro, cinema, graffiti, música, mas nunca perdendo o principal objetivo: 'a poesia'", explica Marcos Pezão.

O principal articulador da caravana de poetas da periferia de São Paulo foi o escritor Alessandro Buzo, cuja área de atuação é Itaim Paulista, último bairro da cidade em que mora. Buzo tem um quadro no programa Manos e Minas da TV Cultura, seu posto de observação da aguerrida cena cultural da periferia paulista. Buzo, que também é proprietário da livraria Suburbano Convicto, produziu dez livros nos últimos dez anos. Ele também é organizador de várias coletâneas de poetas da periferia de São Paulo.

Um dos grandes parceiros de Buzo é Tubarão do Lixo, um misto de artista plástico e poeta que trabalha com ele na livraria que é um polo congregador dos artistas da periferia, reunindo-os semanalmente no bairro do Bexiga, no Centro de São Paulo. “A arte plástica acaba sendo a materialização da poesia, o graffite que sai da parede, a poesia que toma uma forma”, conta Tubarão, que utiliza detritos no intuito de provocar arte com a transformação. Tubarão também dá oficinas de reciclagem nas unidades da FEBEM da cidade.

Segundo o poeta pernambucano Douglas Alves, que leu com emoção trechos do livro de seu conterrâneo Marcelino Freire, o sarau do Elo da Corrente é mais democrático do que temático. “Nosso sarau atrai uma forte militância negra, mas, embora as questões de gênero e raça sejam muito presentes, não somos autoritários e aceitamos outros tipos de manifestação”, conta Douglas, que ficou entusiasmado com o Espaço Enraizados.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI