Natal da saúde também

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

por Renato Acácio

Quem passou pelo evento "Natal dos sonhos" no Paço Municipal da Cidade de Nova Iguaçu encontrou, além de cultura e entretenimento, uma boa oportunidade de por a saúde em dia. O caminhão localizado na entrada do evento, que estava abarrotado de crianças, adolescentes e adultos em busca de orientações médicas, faz parte do projeto PSE - Programa Saúde na Escola, uma parceria entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Educação. A unidade móvel do programa leva uma infinidade de serviços de saúde às escolas e comunidades onde ainda não há postos de saúde ou hospitais próximos. "O programa existe há um tempo, mas só conseguimos tirá-lo do papel em agosto de 2010", conta a fonoaudióloga Rosane Correa, que explica entre um chamado e outro a importância do programa que em menos de quatro meses de existência já atendeu mais de 6 mil crianças do Bairro Escola e outras milhares ainda não contabilizadas do projeto Saúde na Comunidade.



Além das dezenas de escolas que estão participando das festividades natalinas da cidade, o Programa Saúde na Escola abrange os CIEPs do município, o EJA e a APAE. Os serviços oferecidos vão da pediatria, à aferição de pressão, passando pela medição da taxa de glicose e aplicação de vacinas a testes de DSTs, distribuição de preservativos e até mesmo consultas com fonoaudiólogos e acupunturistas. "O programa não é uma simples unidade móvel de saúde, ele integra a escola com a comunidade, é um trabalho que se inicia nas escolas, mas que visa se expandir às comunidades. A ginecologista colhe o preventivo, mas faz  questão de levar o resultado na comunidade. Temos esse tipo de cuidado, por exemplo", explica a fisioterapeuta Raquel de Almeida, uma das 50 profissionais que trabalham diariamente no posto de saúde sobre rodas sob a coordenação da pediatra Luciene Belford. "Fazemos um trabalho preventivo, temos a preocupação com a prevenção tanto no âmbito de planejamento familiar e prevenção de DSTs quanto problemas que muitas vezes não é dedicado a atenção que merece, como a execução de uma audiometria ou meatoscopia, que possibilitam detectar problemas de surdez nos alunos e melhorar então não só a qualidade de vida deles como o rendimento escolar", acrescenta a fonoaudióloga.

Saúde em dia
A unidade móvel esteve nos dias 6 e 7 de dezembro no evento "Natal dos sonhos" em função da parceria criada entre a Semed e a Semus, cujo lema esse ano foi "Natal reciclado", que alertou a importância da reciclagem sob o viés pedagógico e da saúde. Embora as festividades tenham sido direcionadas as crianças das escolas municipais, todas as pessoas presentes no local nos dias puderam contar com os serviços do programa, assim como qualquer pessoa das comunidades onde ele cobre pode se beneficiar dele. "Eu vim ver meu neto e aproveitei para medir minha glicose e a pressão, pois tenho diabetes e sempre que eu posso eu faço isso na rua, já que as fitas são muito caras. Toda vez que eu busco meu neto na escola e eles (do PSE) estão por lá eu vejo minha taxa de glicose", diz dona Domitila de Oliveira, que com a sua saúde em dia e controlada, pode se juntar aos outros pais, avós e parentes para mais um dia de maratona de cultura e consciência ambiental e assistirem as crianças e adolescentes brilharem nas suas apresentações do dia de hoje.



0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI