Belford Roxo em quadro

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

por Josy Antunes

No próximo domingo, dia 21, a cidade de Belford Roxo será modelo para muitos cliques fotográficos. É que o Centro Cultural Donana, reativado em 2009, realizará a primeira oficina do ano, a partir das 9 da manhã. A fotógrafa Bruna Jacubovsk ministrará a parte teórica, que será seguida por saída pelos arredores, quando os alunos serão acompanhados por monitores e terão câmeras disponíveis para a prática.

A oficina foi pensada a partir de um concurso realizado pela Bem TV, uma emissora de Niterói, o “Clique seu lugar”. Nele, adolescentes de 12 a 17 anos poderão concorrer a ingressos para um parque aquático ou cinema, de acordo com a classificação. O concurso abrange duas modalidades: câmera de celular ou câmera digital, com no máximo dois megas de resolução.

Clóvis de calçadão

por Josy Antunes e Marcelle Abreu

 
No século XIX, foi trazida pelos europeus ao Rio de Janeiro uma tradição carnavalesca conhecida como Clóvis, cujo nome deriva da palavra clown, que significa palhaço. Eram grupos de 2 a 100 pessoas, em sua maioria homens, entre 20 e 40 anos, que na época do carnaval saiam às ruas vestidos com sua fantasias e acessórios para festejarem.

Atualmente, esses grupos são encontrados em toda parte do Rio, concentrando-se majoritariamente na Zona Norte e Oeste. Na Cinelândia, há um concurso que ocorre na terça-feira de carnaval, que faz com que muitos deles se encontrem.

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI