Vamos invadir tua universidade

quarta-feira, 3 de março de 2010

por Josy Antunes

No primeiro semestre de 2009, participei de um projeto que me fez respirar os ares da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro): o Colisões. Os encontros eram realizados no Campus da Praia Vermelha, reunindo alunos da própria Universidade e da Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu, através da qual se deu o meu ingresso. Recebemos palestras e orientações de grandes estudiosos de literatura, além das “injeções de criatividade” da poeta Bianca Ramoneda e do graffiteiro Dante Nogueira, respectivamente da Zona Sul e de Nova Iguaçu. Este confronto de origens e ideias trouxe um afloramento de novas experiências e aprendizagens tanto para alunos quanto para orientadores e coordenadores.

Uma justificativa pra ser feliz

por Luz Anna e Tuany Rocha


22 Horas. Alguns minutos de caminhada:

“Calma, ainda é cedo!”

Ônibus cheio, seletiva, uma hora mais ou menos de viagem.

Tudo bem, o que vale é a agitação e a perspectiva de uma noite muito animada.

Isso poderia ser um happer, mas não é. É um suburbano indo para a Lapa.

O que é a Lapa?

A Lapa é um espaço urbano do Rio Antigo. É uma área marcada por concentrar um grande número de bares e casas de shows.

É um espaço que reúne cultura e lazer, Circo Voador, Fundição Progresso...

Essa descrição poderia ser algo lido num cartão postal se não fosse muito além para descrever um espaço que historicamente vem exercendo uma espécie de fascínio para todos aqueles que fazem da Lapa seu ponto de encontro semanal.

Fantasia à grega

por Jefferson Loyola

Filmes como “Harry Potter” e “Senhor dos anéis”, que surgiram de livros e levaram uma legião de fãs para os cinemas do mundo inteiro, mostraram um mundo fantasioso que contagia crianças, jovens e adultos. Assim pretende e está sendo o longa-metragem “Percy Jackson e o ladrão de raios (Percy Jackson and The Lightning Thief)”, uma fantasia à grega que tem como diretor Chris Colombus, um veterano dos dois primeiros filmes de Harry Potter, e um trio conhecido de jovens coadjuvantes: Logan Lerman, Brandon T. Jackson e Alexandra Daddario.

O grande trunfo na manga de "Percy Jackson e o ladrão de raios" é a ambientação do seu universo nos cinemas. O autor Rick Riordan apostou no grande acervo da mitologia grega, o que o dispensou de apresentar e identificar os protagonistas - J.K. Rowling e J.R.R. Tolkien tiveram que criar um novo universo para seus personagens. A estratégia de Riordan deixa o publico mais à vontade, quee mesmo não conhecendo as histórias mitológicas, conseguem identificar cada personagem.

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI