A ordem dos lugares não altera a juventude

segunda-feira, 31 de maio de 2010

por Pedro Borges

Quinta-feira, 27 de maio de 2010, um dia marcante para a juventude, especialmente para 12 jovens de várias comunidades da cidade do Rio de Janeiro, tais como Babilônia, Chapéu Mangueira, Turano, Complexo do Alemão, Cidade de Deus e Mangueira. Um memorável encontro, tendo um objetivo: a realização de um importante diálogo com o Secretário Geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, sobre os principais problemas enfrentados por esses mesmos jovens, envolvendo as áreas de educação, meio ambiente, segurança, saúde, entre outros assuntos, que interferem direta ou indiretamente na minha vida, sua vida, na vida da nossa juventude.

Mercado único

por Joaquim Tavares


‘Olha o amendoim!’, ‘Alô bala!’, ‘3 por R$ 1’,’É água que mata a sede!’, ‘Bananada é 10!’, ‘Olha o picolé!’. Essas e muitas outras frases são ouvidas aos montes dentro dos trens. Desde Japeri à Central é um festival de anúncios, quase que sincronizados e ensaiados, se tornando uma sinfonia.

São poucos os que moram no Rio, principalmente na Baixada, e não andaram de trem pelo menos uma vez na vida. E são menos ainda os que já andaram e nunca compraram nada de nenhum camelô que parece passear entre os vagões, como se estivesse andando num corredor bem ladrilhado.

Mais uma dose

por Lucas Lima e Tony Prado

O "Cinebar" é um clube de cinema com temática LGBT. Como o horário das mostras que ocorreram no Espaço Cultural Sylvio Monteiro nos anos de 2008 e 2009 era proibitivo para as pessoas que trabalham no horário convencional, o grupo 28 de Junho resolveu produzir um cineclube onde as pessoas pudessem assistir a um filme com temática LGBT como se estivessem em um bar.

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI