Luar da Itália

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

por Yasmin Thayná


foto retirada do blog do luar

As raízes do Grupo do Ponto de Cultura Projeto Luar de Dança, que se apresentou hoje de manhã na quadra do Sesc de Nova Iguaçu, começou na década de 90 quando uma mulher guerreira e corajosa dedicou seu tempo a comunidade de Duque de Caxias. Rita Serpa foi convidada por uma Paróquia em Jardim Primavera a dar uma oficina para os moradores, que não faziam nenhuma atividade. Durante 3 meses já tinha atingido um grupo de 90 membros e viu o quanto aquele tempo que passou levando arte para todos foi importante na sua e na vida daquelas pessoas.


Santa Teresa abre suas portas para você!

por Robert Tavares


"Abra as portas, Santa Teresa. Abra o Mundo, me deixe entrar", era com essa quase súplica em tom de cantiga que minha mãe me acordava aos sábados ensolarados durante a infância. Com o passar do tempo, a tal frase foi ficando esquecida, à medida que meus pés e barbas cresciam e passei a frequentar Santa Teresa. O primeiro e tão esperado passeio de bondinho, a visita às lojinhas de artesanato, as casas que deixam clara a influência da imigração italiana e até mesmo os moradores do bairro. Tudo me causava alegria e acelerava o coração, como um misto de excitação e medo, como algo muito extremo que te coloca em uma corda bamba, onde você fica com medo e a certeza de que cairá a qualquer momento - minha queda no caso era ter que ir embora daquele bairro tão bucólico e encantador.

Respeitável atraso

por Nany Rabello

A primeira apresentação da tarde de quinta-feira, na Teia da Baixada, foi a da oficina permanente de circo da Casa do Menor São Miguel Arcanjo, de Comendador Soares. Unindo muita música e muita cor, os adolescentes que fizeram o espetáculo supreenderam a plateia com apresentações de acrobacias, monociclo, saltos e até uma participação do 'Charlie Chaplin'.

A apresentação se iniciou com um grande espetáculo em grupo sobre pernas de pau, onde os ntegrantes fizeram piruetas, ficaram em uma perna só, e até pularam corda. Um show que animou a plateia sorridente, que aplaudia animada todas as peripécias da garotada.

Malabarismo com claves não é uma coisa tão difícil de se ver por aí. Mas os dois meninos que abriram a apresentação, e os outros quatro que se juntaram a eles; conseguiram fazer com muita originalidade e descontração um show lindo e com números bastante complicados, deixando todos de queixo caido.
Logo após houve o galante Chaplin de monociclo, e duas lindas garotas, apresentando seus números e encantando ainda mais a plateia, que encarava fascinada o momento em que ele pulou com o monoclico por cima das pernas das garotas. Números inovadores e divertidos que terminaram em aplausos.

Misturando dança e acrobacias, os três casais que se apresentaram logo em seguida encantaram a plateia, que vibrava com cada giro, cada movimento; e foram seguidos por uma apresentação divertidissima de um casal de palhaços, que com suas brigas e acrobacias divertiu toda a platéia presente.

Hip Hop de improviso

por Nany Rabello e Lucas Lima

Com atraso e super esperada, a primeira oficina da Teia da Baixada 2010 começou na manhã da última quinta-feira, dia 9. Ainda com um público bem acanhado, o oficineiro e rapper Peter MC abordou na oficina de Rap e Hip-Hop temas sobre a cultura Hip-Hop, além de mostrar na prática um pouco de dança e música da mesma. Um oficina descontraida, onde break dance e até um rap improvisado sobre a Teia tiveram seu espaço garantido.

Um oficineiro jovem, bem animado e bem ocupado, Peter MC conseguiu destaque para sua carreira em um festival no Enraizados, que o indicou pro CISANE, onde está a pouco tempo, mas já faz diferença.“Sou artista e ativista. Sou agente cultural pelo Pro-Jovem, onde aplico oficinas de rap pra jovens de 15 a 17 anos pela ong CISANE. Sou militante do movimento Enraizados, que é uma organização da Baixada que trabalha dentro dessa cultura hip hop. Sou colunista do portal do Enraizados, colaborador do jornal dele. Dou palestras, debates, shows, etc.", conta.

Teia de Encantos

por Tuany Rocha

A Teia da Baixada 2010 começou em grande estilo na ultima quarta-feira, apesar da tensão e da correria que antecedeu a solenidade de abertura. Arrumação do teatro, o livro de assinaturas, os catálogos e folders - tudo foi feito em cima da hora, e com uma razoável dose de estresse. Apesar do nervosismo da equipe, o resultado da comemoração de mais uma grande conquista mostrou que todo esse trabalho está valendo a pena.

A noite de quarta foi repleta de muita cor e diversidade. Apesar do tempo chuvoso, o Espaço Cultural Silvio Monteiro ficou lotado de pessoas de toda parte e de todas as idades. Parecia mais animado que nunca, e não só pelo numero de pessoas “A Teia de Fortaleza foi ótima, é maravilhoso pensar que vamos ter essa troca de energias com as pessoas daqui, poder interagir e criar vínculos”, disse Jorge Braga, Presidente do Grupo Código em Japeri.

Camelôs de sorriso

por Larissa Leotério

Nem só de futebol será feita a alegria das crianças de Cabuçu. E quem passou pelo bairro para encher de sorrisos os rostos dos moradores foi o grupo “Off-sina”, com o projeto “Palhaço Na Rua”. O evento aconteceu no início da noite do último sábado (3), e contou com a presença de todas as faixas etárias.

O grupo de circo-teatro, que tem 22 anos de existência, contou não somente com a presença, mas participação de todo o público. Apesar do excessivo calor na Praça de Cabuçu, a noite estrelada foi o belíssimo cenário da apresentação do casal Richard Riguetti e Lílian Moraes. Utilizando a linguagem do palhaço, o casal fez com que os adultos também entrassem na brincadeira, como foi o caso de Solimar Correia, de 33 anos. “É a primeira vez que meu filho vê o circo e quem entra na brincadeira sou eu”, brinca. Com a esposa Manoela, Solimar levou o filho Samuel, de apenas 11.

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI