O bom e velho Orkut

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Texto por Por Lucas Lima

Arte por Lucas Pinheiro


Já passamos pelos telegramas, cartas, bilhetes, telefonemas e tantos outros meios de comunicação. Hoje, entretanto, o que lidera essa lista são as redes sociais. Um território onde não existe discriminação de cor, idade ou de qualquer outro tipo. No Brasil duas se destacam e são atuais grandes rivais no mercado: o Orkut e o Facebook.


O Facebook recebeu na última semana um aporte de US$ 500 milhões, o que aumentou seu valor de mercado para US$ 50 bilhões. Isso só mostra o quanto o ritmo de crescimento deste site, que hoje tem 600 milhões de usuários, o que corresponde à população de Brasil e Estados Unidos juntos.


“Eu prefiro o Facebook porque tem mais funções, é mais seguro e não se resume em mandar mensagens e comentar fotos dos amigos, como acontece no Orkut. Muita gente diz que prefere o Orkut e que acha o Facebook chato porque ainda tem poucos amigos no Facebook, mas eu tenho certeza de que se todos os amigos também usassem o Facebook, eles achariam mais legal”, conta o internauta Alisson Souza, 19 anos.

Mas ainda existem aqueles que são resistentes e não trocam o bom e velho Orkut por nada. “Acho o formato do Facebook muito complexo, o Orkut novo é uma cópia e por isso só uso o velho”, diz o universitário Wallace Ferrazo, de 19 anos. “Fiz o Facebook apenas para conhecer, não me adaptei e nenhum amigo meu tem”, conclui.

Para o professor Fernando Cabral, 32, o idioma é o único fator determinante para a preferência maciça do Orkut. “Os brasileiros ainda preferem o Orkut por conta da barreira da língua, no começo o Facebook só atraiu usuários que tinham amigos no exterior, eram fãs de tecnologia ou queriam participar de jogos sociais, como o Mafia Wars, por exemplo”.


Cabral ainda diz que quem não aderiu ao Orkut é porque não conhece os benefícios que ele pode trazer. “Por conta da segurança, você dificilmente vai ouvir alguém dizer que teve seu perfil no Facebook hackeado. Além disso, a privacidade é o forte do site, que está sempre em fase de aperfeiçoamento, nos últimos 12 meses, eles já mudaram inúmeras vezes. Isso sem falar da interatividade, que é bem maior”, conclui.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI