Troféu emoção

sábado, 15 de janeiro de 2011

por Lucas Lima




A cidade de Nova Iguaçu comemora nesse sábado, dia 15, os seus 178 anos. Houve e ainda acontecerão durante todo o dia, eventos para comemorar a data. O pontapé inicial aconteceu na Igreja de Santo Antônio da Prata, no bairro da Prata, onde foi realizada uma missa celebrada pelo bispo Dom Luciano Bergamin.

Estiveram presentes, além da prefeita Sheila Gama e seu marido Aluízio Gama, vereadores, secretários, representantes de todas as secretarias, e até representantes de outras cidades. Após as orações e celebrações em nome da cidade, a prefeita realizou a entrega do Troféu Cidade dos Laranjais, uma homenagem feita a uma personalidade de destaque na sociedade pelos seus serviços prestados ao município.

O homenageado foi Luiz Carlos Duarte Batista, conhecido como Carlinhos da Tinguá, dono da viação Tinguá. O empresário foi brutalmente assassinado na manhã do dia 19 de março de 2009, na Via Light, centro da cidade.
Carlinhos foi também assessor e amigo da atual prefeita, trabalhou no gabinete de Aluízio, então conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro e participou como membro da diretoria executiva do PDT do município.

A esposa, filhos e o neto estiveram presentes na celebração. Marilda de Santana Batista, 63 anos, recebeu a homenagem das mãos de Sheila, ambas muito emocionadas. “É difícil falar de uma pessoa tão querida, esse prêmio não é pra mim, é pra ele. Eu e meus filhos André e Renato estamos aqui tentando dar continuidade aos vários projetos que ele tinha em mente, e claro, com a colaboração dos amigos”, disse emocionada.

“Eu o conheci com 12 anos e casei com 18, vivemos entre altos e baixos, como todo casal normal, mas vivemos bem. Construímos um lar, tive dois filhos, e isso sempre em Nova Iguaçu. Aqui ajudando as pessoas e lutando”. Marilda que viveu ao lado do marido e companheiro durante 43 anos diz ainda que Carlos era uma pessoa trabalhadora, que “veio de baixo”, segundo ela. “Ele foi feirante, gostava de carnaval e foi presidente da Beija Flor de Nilópolis. Sempre foi muito otimista e muito empreendedor”.

Apesar de tanta emoção, Marilda conta com pesar o rumo das investigações. “Até agora não houve nenhum avanço, nenhuma notícia, nenhum indício de nada, é como se não houvesse acontecido nada, até hoje nada foi feito”. Ela diz se lembrar exatamente daquela manhã de quinta-feira. “Foi perto da nossa casa, tanto que eu até ouvi os tiros. Mas apesar de tudo, sou muito feliz de ser mais uma cidadã iguaçuana”, conclui.

Filho mais velho do casal, André de Santana Batista, 43 anos, também esteve na cerimônia. “Em toda oportunidade que tem tido, a prefeita faz questão de lembrar do meu pai. Há poucos dias estive na APAE e também recebi uma homenagem”. André conta que vai transformar as homenagens em atitudes que vão perdurar por muito mais tempo. “A vontade da família é continuar o legado do meu pai, e isso será feito através de um projeto social com o nome dele”.

André resolveu se afastar das investigações do assassinato do pai. “Não tenho notícias desde fevereiro. Estive muito tempo envolvido nisso, mas resolvi me afastar porque não estava vendo resultados efetivos, sei que não por falta de empenho da professora Sheila nem do seu marido. Não sei por quê, mas infelizmente as coisas não caminharam do jeito que esperávamos”. Ele diz não sentir nenhum sentimento negativo quando se lembra da situação. “Não temos nenhum sentimento de vingança ou mágoa, porque pela graça de Deus esses tipos de sentimentos estão libertos de nosso coração”, conclui.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI