Vigilantes do patrimônio

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

por Renato Acácio

Que caminhos leva um cara formado em administração na UERJ e atua no poder judiciário a escrever um livro chamado “Uma Viagem a Iguassú Através da Cartografia”? A resposta de Edson Ribeiro, autor deste título, são os caminhos antigos da Baixada Fluminense. Foi ao pesquisá-los que ele se encantou com a precisão dos mapas, mesmo os mais remotos, alguns do século XVIII, de regiões que abrangem desde Duque de Caxias, Belford Roxo, Nova Iguaçu e a região do distrito de Tinguá. “A partir desse estudo, eu fui identificando ruínas de engenhos, portos da região, como os portos do Saveiro, na região do bairro Amapá em Duque de Caxias, Engenhos de Camari em Tinguá e inúmeros pontos importantes do ponto de vista arqueológico e histórico da Baixada Fluminense”, explica o escritor caxiense, que alerta que seu livro está isento de discussões políticas e sociológicas da região.



Ele é na verdade um estudo cartográfico que visa buscar pontos de interesse histórico na região e um estudo da cartografia antiga da mesma. Além disso, ele é um primeiro volume de uma série intitulada “Cadernos de estudos da Baixada Fluminense”. “O livro surgiu a partir de um pequeno texto que eu escreveria para revista Pilares da história de Duque de Caxias, do arquivo da Câmara Municipal voltada para o público de história. Quando reparei, estava me aprofundando tanto na pesquisa que percebi que tinha material suficiente para fazer algo maior. Incentivado pelos meus colegas, realizei o projeto”, relembra Edson Ribeiro.

O interesse de Edson pela pesquisa e pela história o acompanha desde a época da faculdade. Na época, todo e qualquer momento livre era dedicado a se debruçar sobre os livros das bibliotecas para pesquisar história, mas sempre a encarando como um hobby, ou a sua “cachaça”, como ele e os amigos costumam falar. Além de pesquisar arquivos do Arquivo nacional, da Biblioteca Nacional e da Pinacoteca do Exército, Edson consultou documentos em diversas bibliotecas para complementar a pesquisa cartográfica de “Uma viagem a Iguassú através da cartografia”. Igualmente importante foi a pesquisa de campo, com visitas aos pontos ressaltados nos mapas pesquisados, e muitas vezes encontrando apenas ruínas devido ao descaso desses monumentos importantes para a história econômica da região. A pesquisa de campo, segundo ele, é a parte mais trabalhosa, porque além de nem todo ponto de interesse ser de fácil acesso, alguns envolvem questões mais complexas. "Esse foi o caso da Fazenda dos Beneditinos em Belford Roxo, onde fui insistentemente desaconselhado pelos moradores a explorar o ponto por conta da violência que o local se encontrava na época."

A ligação de Edson Ribeiro com história e patrimônio vai além do seu livro e suas pesquisas referentes a caminhos e mapas antigos da Baixada Fluminense. O escritor também é ligado a um coletivo informal intitulado “Amigos do Patrimônio Cultural”, que é um grupo de pesquisadores e pessoas ligadas à história e a cultura da região com um interesse em comum: preservar o patrimônio artístico e histórico da Baixada Fluminense. “Propomos ações no Ministério Público quando percebemos que algum monumento importante está em risco, militamos pela internet, tentamos mobilizar as pessoas para essa questão. Somos uma espécie de vigilantes do patrimônio nesse sentido”.

Apesar de ter estudado administração, Edson Ribeiro é avesso às burocracias e diz ter pouca intimidade com os meandros editoriais ou editais de cultura que poderiam financiar o seu projeto, razão pela qual lançou “Uma Viagem a Iguassú Através da Cartografia” de forma completamente independente. “Eu fiz o livro de fato, eu mesmo editei, eu mesmo encadernei. Montei uma pequena gráfica na minha casa para fazê-lo e os outros da série ‘Cadernos de estudos da Baixada Fluminense”, revela o autor, que vê nisso um ponto positivo, uma vez que pode fazer tiragens de acordo com a demanda, de maneira que seu título nunca se esgote.

Edson pretende com “Caminhos” atingir pessoas interessadas na história da região, pesquisadores, professores e estudantes da história da Baixada e pessoas que como ele que, mesmo sem ligação com a história ou a geografia, sempre procura por títulos relacionados à história local da região. Ele e os “Amigos do Patrimônio cultural” têm como objetivo divulgar o patrimônio cultural e com isso despertar nas pessoas o interesse em ver a região em que moram com outros olhos.

Para entrar em contato com o autor e/ou solicitar exemplares de “Uma Viagem a Iguassú Através da Cartografia”, o email dele é: edson_ribeiro2002@ig.com.br

1 Comentários:

Parabéns ao autor da matéria e ao companheiro Edson Ribeiro pelo seu excelente trabalho de pesquisa. Com certeza, vem muito por aí.

Cordialmente,

Paulo Clarindo
AMIGOS DO PATRIMÔNIO CULTURAL
amigosdopatrimonio@gmail.com

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI