Barro na avenida

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

por Luiz Gabriel

Foi dada a largada para o carnaval 2011. Tem a turma que aproveita o feriadão para viajar, mas é cada vez maior o número de foliões que passa os quatro dias correndo atrás de blocos como o Bola Preta e o Suvaco do Cristo, no Rio de Janeiro. Quem vai ficar na Baixada Fluminense pode gastar sola de sapato atrás da Tradição Bairrerense, que há dez anos vem garantindo a alegria dos moradores de Mesquita.

Fundado no dia 27 de dezembro de 2000, na associação de moradores do Morro do Alto Uruguai, no centro de Mesquita, vê-se o irreverente espírito do carnaval carioca até mesmo no nome do bloco. "Antes só tinha barro no bairro da gente", cona Creuza da Silva, uma senhora de 69 anos nascida no Andaraí, na Zona Norte do Rio, que se tornou uma "mesquitense de coração". "Tudo começou depois de um torneio de futebol organizado pelo técnico José Carlos", lembra dona Creuza, uma das fundadoras e atual diretora de harmonia do bloco, cuja sede foi transferida para o pé do Viaduto de Mesquita, na Estrada Feliciano Sodré.


Aquele grupo de amigos precisou de muita determinação para superar as dificuldades iniciais inerentes a formação de um bloco em uma cidade pobre como Mesquita. "Eu e minha irmã Julia da Silva fomos atrás do apoio da comunidade para realizar aquele sonho e estamos ai até hoje, na batalha", comemora dona Creuza. Atualmente, o Barreira vai para a rua 280 foliões e desfila, além de dar a volta na Praça Elisabeth Paixão de Mesquita, na Avenida Marechal Floriano de Nova Iguaçu, na Rua Intendente Magalhães de Madureira e na Avenida Rio Branco, no Centro do RJ.

Os ensaios são aos sábados, a partir das 22 horas, na sede do bloco. As fantasias são custeadas com os lucros da feijoada, servida todos os domingos, a partir das 14 horas. "Eu adoro a feijoada daqui", diz Samanta Torres, de 32 anos, que não pensa duas vezes para apagar todas as bocas do feijão que piloto ao longo da semana. "Todo os domingos, pego meu marido e meus filhos, e venho pra cá, onde como uma feijada da boa, sempre tomando uma cerveja bem gelada com as amigas."

O samba-enredo do bloco, de autoria de Rômulo Presidente, Thiago Alves, Marquinho Art´samba e Pebo, fará uma homenagem ao jornalista Adelzon Alves no carnaval de 2011, concebido pelo carnavalesco Osmar Costa. "Com fé em Deus e ajuda de nossa mãe Nossa Senhora Aparecida, vamos abalar na avenida", diz André Veigas, de 47 anos, um dos passistas do bloco.

http://www.youtube.com/watch?v=4MPpT9vA9rk

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI