A batalha dos esquetes

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

por Lucas Lima

“Manifestar e incentivar a realização de trabalhos cênicos, incentivar a formação de grupos de teatro, capazes de gerar crescimento social, autoestima da comunidade, qualidade de vida, cidadania e fortalecimento da identidade cultural”. Este é o ambicioso objetivo do 6º Circuito Mix de Esquetes, que nos próximos dias 13, 14, 15 e 20, 21 e 22 de maio de 2011 tomará de assalto os palcos do Sesc de Nova Iguaçu e do Espaço Cultural Sylvio Monteiro.

Qualquer grupo ou companhia teatral do país pode participar, sem limite para o número de esquetes inscritas. As inscrições podem ser feitas até o dia 26 desse mês pelo site http://projetofama.arteblog.com.br/. Além de grande visibilidade, os grupos vencedores receberão premiações em dinheiro. O primeiro lugar leva R$ 1.400, 00 para casa.

O festival começou no ano de 2006, no Espaço Cultural do Projeto F.A.M.A., centro de Nova Iguaçu. O trabalho cresceu e em 2008 a batalha dos esquetes foi transferida para o SESC da cidade. Já nas 4º e 5º edições, o festival foi abrigado pelo Sylvio Monteiro. “A última edição superlotou o teatro e muita gente teve que voltar pra casa. A iniciativa do festival era abrir espaço para artistas e grupos consagrados ou iniciantes mostrarem seus trabalhos”, conta Thiago Morelatto, produtor do evento.

Thiago acredita que o evento ajuda na divulgação da verdadeira cultura. “O circuito acontece desde a sua primeira edição na cidade e agora é considerado o maior festival no segmento do Estado do Rio de Janeiro”, conta ele, para quem o evento pode entrar no calendário turístico da cidade. “Além de divulgar novos e consagrados talentos, o festival acaba divulgando a cultura da cidade, aumentando assim o turismo e trazendo capital para a cidade”.

Este é o primeiro ano que Thiago trabalha na produção do evento, no qual já atuou como ator e diretor. “É muito mais tenso do que participar atuando”, diz ele, que entrou no Projeto Cultural F.A.M.A. em 2006. Depois de um período participando de cursos e oficinas no Rio de Janeiro, ele foi convidado para trabalhar no projeto como instrutor depois do 5º Circuito Mix.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI