A estética de uma despedida

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

por Josy Antunes/ Fotografias: Grupo de crianças do Cineclube Donana

No último domingo, 13/02, o Centro Cultural Donana estava num clima de festa e despedida. É que, após quase um ano de sessões fílmicas semanais ininterruptas, o Cineclube Donana se despedia e fechava as portas para reformas. Por outro lado, com almofadas e telão já preparados, o espaço recebia, pela segunda vez, a equipe do Festival Estética Central, para uma sessão memorável com participação especial do grupo Pó de Poesia. “O Estética Central é um projeto que começou lá na Central do Brasil. Por isso o nome”, explicou o monitor do evento, sendo observado pelas lentes dos pequenos Igor e Wendel, frequentadores das atividades infantis do Donana. “A gente tinha um quiosque lá na Central do Brasil e as pessoas pegavam câmeras digitais e celulares e faziam filmes ali em volta”, narra ele, emendando na explicação sobre a 2ª edição do Festival: numa Kombi, os monitores do Estética Central percorreram o Rio de Janeiro, durante um mês inteiro, num processo iniciado em dezembro de 2010.

“Hoje a gente veio pra estar exibindo um pouco desses vídeos produzidos”, explicou o monitor, que já havia passado pelo Donana numa das oficinas itinerantes. Para a sessão do dia 13/02, o grupo de poetas da Baixada Fluminense, “Pó de poesia”, marcou uma especial presença, acrescentando um toque de sarau à projeção. “É um prazer estar aqui nesse evento maravilhoso, do qual eu também tive a honra de participar em Duque de Caxias”, anunciou o poeta Marcio Rufino, morador de Belford Roxo.

A poeta Ivone Landin recita uma poesia
A sessão foi dividida em três blocos, intercalados com apresentações dos poetas. A sessão representou o início de uma caminhada em busca de melhorias para o Centro Cultural Donana. Dentre elas, o reparo do projetor fílmico, danificado pelo calor. O retorno do cineclube está previsto para o mês de abril. “Não vai ter mais filme?”, perguntou Andreza, 9 anos, um dos talentos do desenho do Cineclube Donana. As imagens da ocasião foram registradas pelos pequenos frequentadores da casa, que pela primeira vez se depararam com uma apresentação de poesia, na íntegra – graças à responsabilidade das câmeras nas mãos.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI