No coração da cidade

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

por Vitória Tavares

O calçadão de Nova Iguaçu é a principal área comercial e de serviços da cidade e uma das principais do Rio de Janeiro, atraindo pessoas de diversos municípios da Baixada Fluminense e interior do estado. Está localizado no coração da cidade, na área central do município. Em seus aproximadamente 1000 metros de extensão passam todo tipo de gente, cada um com seu propósito e missão individual.

Mas passear pelo calçadão de Nova Iguaçu tira muitas dessas pessoas do sério. Os cheiros e sons que se misturam e se confundem tornam se difíceis de lidar para muitos dos passantes que transitam por esse espaço de consumo voraz e de interação constante. Se para os que estão somente de passagem a situação já é desconfortável, para os moradores que moram na área comercial de Nova Iguaçu ela se torna ainda pior.



"O calor é intenso por conta dos prédios que bloqueiam a passagem do ar e a barulheira é constante", relata Felipe Samura, malabarista e morador de um sobrado no calçadão. Para Felipe, faltam áreas de lazer, infraestrutura e planejamento urbanístico para que o local se torne agradável.

Outro problema que assola os moradores da área é a precariedade na segurança pública. À noite, o centro comercial se torna um lugar que se é preciso olhar duas vezes para cada canto e andar com atenção para se chegar em casa. O local está frequentemente sujo e depredado, o que e é um claro sinal da falta de ordem policial.

Paulo Igor de Assis é músico, já morou na localidade e afirma que o que mais o incomodou foi a poluição sonora, agravada em época de eleição mas frequente no cotidiano do espaço. Além disso, relatou que a sujeira é um forte atrativo para os ratos, que aterrorizam as casas.

Entretanto, destacam-se em meio ao caos alguns fatores positivos em se morar no fervilhão comercial da cidade: bastam alguns passos para que os moradores tenham as necessidades de consumo, dispensando assim o uso do carro para a maior parte de suas compras; além de estar próximo a quase todos os bancos da cidade.

A movimentação no calçadão ao longo do dia não para. Sendo Nova Iguaçu uma cidade em expansão econômica visível, o seu centro comercial deve corresponder às perspectivas do crescimento com a disponibilidade de uma variedade de mercadorias e serviços. No entanto, é preciso se pensar em maneiras de aliar a atividade comercial e a sua expansão a qualidade de vida dos moradores da localidade.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI